Em Contagem, os moradores têm voz ativa nas decisões da gestão municipal. Desde 2023, os conselhos regionais passaram a indicar diretamente à Prefeitura quais obras devem ser realizadas em cada território. No Eldorado, oito intervenções foram aprovadas pela atual gestão do Conselho com a participação da comunidade, somando mais de R$ 7 milhões em investimentos. Quatro já foram concluídas, e as demais seguem em execução. As melhorias refletem não só na infraestrutura, mas também reforçam o pertencimento e a representatividade local, pois ninguém conhece melhor as prioridades de uma região do que quem nela vive.
A revitalização da praça Vila Feliz é um dos marcos das obras escolhidas pelos conselheiros, porque a comunidade aguardava a melhoria do espaço que simboliza encontro, lazer e integração para quem mora em seus arredores.
Para a moradora do Novo Eldorado, Flávia Martins, é emocionante ver seus sonhos e de seus vizinhos se concretizando. “Aqui na Marimbondo, a gente lutava há anos pela reforma da praça Vila Feliz. Agora, ver esse lugar revitalizado, com as nossas crianças brincando e praticando esportes, traz um sentimento de orgulho e dignidade. Graças ao trabalho em conjunto do conselho e da Prefeitura, foi possível que isso se realizasse,” disse emocionada.
Outra importante obra já concluída foi a construção da pista de caminhada na rua Carmélia Dutra, no bairro Beatriz. A intervenção simboliza mais qualidade de vida para quem mora em seu entorno e garante segurança para quem utiliza o espaço para prática de atividade física, como é ressaltado pelo conselheiro regional Isaque Rodrigues.
Segundo ele, “fazer parte do conselho do Eldorado é uma responsabilidade enorme, mas é um trabalho muito gratificante. Representamos esse canal de conversa e integração entre a população local e os gestores da administração, podendo contribuir efetivamente para melhorar onde nós, nossas famílias e amigos vivem,” finalizou o conselheiro.
A participação popular tem transformado a realidade local
Fotos: Adelcio Ramos / PMC
Além da reforma da praça Vila Feliz e da construção da pista de caminhada, a requalificação de quatro becos em torno da praça da Glória e a implantação de rampas de acessibilidade nas calçadas do bairro Santa Cruz foram obras escolhidas pela população que já foram finalizadas e entregues pela Prefeitura. As demais seguem em andamento, sendo elas a implantação de praça na rua dos Emboabas no bairro Água Branca; requalificação da praça Adolfo Oliveira no bairro Bela Vista; reforma das praças no bairro Novo Eldorado, substituição de passarela de madeira no beco Graciliano Ramos e a construção de lixoduto no bairro Parque São João.
O conselheiro regional e presidente do grupo de convivência Amor à Vida, Geraldo Maria de Oliveira, destacou que a participação popular é um trabalho de ajuda mútua, porque é a população contribuindo com o trabalho da Prefeitura e a gestão municipal atuando onde os moradores precisam. “Isso ajuda muito o governo, porque nós levamos para eles os problemas que temos na nossa comunidade e isso tem obtido muitos resultados, não só aqui na nossa regional, no nosso bairro, mas em toda Contagem.”
Ele finalizou expressando gratidão pela possibilidade de ser membro do conselho e contribuir com a melhoria do local onde mora há mais de 40 anos. “Ficamos muito gratos em sermos conselheiros, porque a voz do conselho é de fato ouvida. Nós participamos, cobramos, trabalhamos juntos, mostramos onde tem algo que precisa ser melhorado e obtemos retorno. Essa é a realidade das obras entregues e que estão em andamento aqui, elas têm transformado o cotidiano e a vida dos moradores,” complementou ele.