Imagine conviver diariamente com a falta de segurança e acessibilidade ao sair e chegar em casa. Essa era a realidade dos moradores do bairro Beija-Flor, na região do Petrolândia, que há anos aguardavam por melhorias. A situação começou a mudar com as obras realizadas pela Prefeitura de Contagem. Os avanços no bairro compõem algumas das dez intervenções escolhidas pelo Conselho Regional, que somam mais de R$5 milhões investidos em infraestrutura e acessibilidade. Assim, as obras foram decididas, de forma participativa, por quem mais entende as necessidades da região: os próprios moradores.
Símbolo do trabalho conjunto entre Prefeitura, comunidade e conselheiros, as intervenções realizadas no bairro Beija-flor incluíram a construção de uma rampa e de uma escadaria, instalação de corrimão e de iluminação na rua das Andorinhas. Antes, a população enfrentava dificuldades para transitar no local, além da falta de iluminação, que, consequentemente, gerava medo e preocupações às famílias. Com a entrega das obras, a qualidade de vida dos moradores foi transformada.
Com a participação popular, intervenções, aguardadas há décadas, estão melhorando a acessibilidade, segurança e mobilidade dos moradores do bairro Beija-flor - Fotos: Fábio Silva/PMC (1 e 2) e Newton de Castro Resende/PMC (3)
Para Maria Aparecida Ferreira, conselheira regional, a conclusão das intervenções significa mais do que o valor do investimento financeiro, é sinônimo de tranquilidade e paz. “Há 34 anos vivíamos no escuro e, agora, finalmente temos iluminação em toda a rua. Foi um momento inesquecível ver essa inauguração. Além disso, fomos contemplados pela obra da escadaria e da rampa, que liga as ruas, o que melhorou demais o acesso ao bairro para nós. Realmente, só temos a agradecer”, afirmou.
“Foi por meio do conselho e da participação de todos nós, moradores, que conseguimos tantas obras
e melhorias aqui para nossa região. O trabalho integrado da Prefeitura e dos conselheiros tem
permitido que avancemos cada vez mais, levando dignidade para locais que,
antigamente, eram esquecidos pela gestão pública.”
Maria Aparecida Ferreira, moradora e conselheira regional
Além das melhorias no bairro Beija-flor, outras quatro obras já foram finalizadas e entregues à população. Entre elas, está a drenagem na rua 18 com rua Tucanos, no bairro Tropical, além da revitalização asfáltica e da sinalização da via, que era aguardada há anos pelos moradores.
A moradora Edinéia Araújo destacou as mudanças que as entregas da Prefeitura causaram no local, onde vive há mais de 30 anos. “Tinha muito tempo que estávamos na luta pela conquista dessas obras. A drenagem aqui na rua era mais do que necessária e, desde que foi concluída, as enchentes não são mais uma preocupação para nós. O sentimento é de gratidão”, afirmou.
O conselheiro Adison Pereira também comemorou a conquista dessas obras, que, segundo ele, têm transformado a vida dos moradores. “A drenagem aqui da rua 18, a iluminação da rua das Andorinhas, a construção da escadaria e da rampa no bairro Beija-flor, todas essas são obras de participação popular. Junto com a Prefeitura e a Administração Regional Petrolândia, temos feito verdadeiras transformações aqui. Meu recado é de incentivo aos moradores, que todos participem das reuniões, plenárias e tomada de decisões, porque a Prefeitura tem aberto as portas para que possamos votar juntos pela melhoria da nossa cidade. Essa é uma oportunidade única”, convidou.
As demais intervenções que foram concluídas são: a reforma dos guarda-corpos dos viadutos Simonésia e de ligação dos bairros Tropical e Petrolândia; a instalação de corrimão no beco da rua 31 para a rua 33, no bairro Tropical.
Revitalização do guarda-corpo do viaduto de ligação entre os bairros Tropical e Petrolândia e a instalação de corrimão na escadaria do beco entre as ruas 31 e 33, no Tropical, também são obras escolhidas pelos moradores - Fotos: Ricardo Lima/PMC
Entre as obras escolhidas, apenas cinco ainda não iniciaram, pois estão em fase de estudos, planejamento e elaboração de projetos, sendo elas: a drenagem e pavimentação das ruas Pau Brasil e das Oliveiras, no bairro Estâncias Imperiais; a substituição de bueiro e drenagem nas ruas Palmeiras e Cedro, no Nascentes Imperiais; a drenagem do córrego Pau Brasil e da rua das Baterias, no Estâncias Imperiais; a construção de escadaria, corrimão e iluminação do beco da rua 28 para a rua 29, no bairro Tropical.