O espetáculo teatral “Reverso”, realizado pelo Núcleo de Atuação e Pesquisa, inicia sua circulação por Contagem nesta sexta-feira (16/5), levando ao público uma reflexão sobre a memória e as transformações da cidade. O projeto, financiado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, contará com apresentações gratuitas em diferentes regiões da cidade ao longo do mês de maio.
O processo criativo de “Reverso” começou com um chamamento público para selecionar histórias que abordassem a cidade de Contagem. Foram escolhidos os relatos de Ayam Ubráis Barco, Carla de Fátima Neves do Carmo, Daniela Diniz e Grace de Fátima Neves, cujas narrativas retratam as mudanças urbanas e sociais da cidade. A partir desses relatos, o dramaturgo Francisco Falabella desenvolveu um texto centrado em duas figuras: Kako e Prisma, andarilhos que buscam chegar à mítica Babilônia, um lugar nunca antes alcançado.
Na encenação, os personagens interpretados por Antônio Rodrigues e Fernanda Signorini transitam entre o novo e o velho, questionando os valores dos tempos modernos e refletindo sobre as memórias e transformações de Contagem. “O espetáculo propõe um mergulho nas memórias da cidade, mas também reflete sobre como nossas experiências se transformam ao longo do tempo”, afirma o diretor do espetáculo Epaminondas Reis.
Serviço:
Data: 16/5 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Ateliê Multicultural
Endereço: rua Mafra, 912 - bairro Milanez, Contagem
Data: 20/5 (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra
Endereço: rua Joaquim Camargos, S/N - Centro, Contagem
Observação: Apresentação com acessibilidade em Libras.
Data: 21/5 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Escola Municipal Giovanini Chiodi
Endereço: rua das Pitangueiras, 2 - Vila Ipê Amarelo, Contagem