A Prefeitura de Contagem iniciou neste domingo (27/4) a castração de cães e gatos dos moradores das regionais Industrial e Riacho. O atendimento ocorre até a próxima quarta-feira (30/4) para os moradores que realizaram o cadastro no site da prefeitura. Nestes quatro dias serão realizadas 480 castrações, sendo 120 em cada dia, de 7h às 17h, no Centro Social Urbano (CSU) Amazonas.
Esta é a segunda etapa do mutirão de castração promovido pela Prefeitura em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ajuda. A primeira etapa beneficiou os moradores das regionais Eldorado e Sede.
Segundo Mariana Licéia Campos, superintendente de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a expectativa é que sejam castrados dois mil animais até o mês de julho, em todas as regionais da cidade.
“O mutirão é um trabalho para promover o controle populacional de cães e gatos da cidade, dando prioridade para moradores de vilas e favelas, animais resgatados e mais vulneráveis”, explicou Mariana.
Podem ser castrados animais entre 6 meses e 7 anos de vida, que não estejam muito magros e nem obesos. Animais braquicefálicos, aqueles com focinhos curtos, também não podem participar, uma vez que precisam de anestesia inalatória em clínicas especializadas.
Para participar do mutirão é necessário realizar a inscrição pelo site da prefeitura e aguardar um retorno da equipe confirmando o dia e horário de agendamento. A próxima etapa beneficiará os moradores da regional Ressaca, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio no Céu das Artes, no bairro Arvoredo. As inscrições já estão abertas desde o dia 22 de abril e podem ser realizadas até o dia 7 de maio pelo link de cadastro.
Saúde e segurança para os animais
A castração de cães e gatos, além de promover o controle populacional, é uma ação que promove a saúde e bem estar dos animais, conforme relata Carla Regina, moradora do bairro Tropical, e que possui 17 gatos resgatados em casa, “todos castrados”, destaca.
“Hoje vim castrar 4 gatinhos. Acompanho o mutirão e sempre trago animais abandonados que resgato, depois coloco para adoção. Infelizmente tem havido muito abandono. Então, esse mutirão é muito importante. Castrar é um ato de amor”, afirmou Carla. “O atendimento aqui é excelente, muito organizado. Ainda dão a roupinha e a medicação do pós cirúrgico, isso é excepcional”, completou.
Moradora do bairro Monte Castelo, Carolina Braga também resgata animais abandonados. Cuidadora de quatro cadelas, foi levar a mais nova, Kyra, para castrar. “Essa menina linda foi abandonada, estava pele e osso quando a resgatei. A castração é muito importante, dá saúde e segurança para os animais, previne contra várias doenças, contra o câncer. Aqui é muito rápido, muito seguro. Castrei todas as minhas nos mutirões e estão muito saudáveis”.
Quem também aproveitou o mutirão de castração foi Lorraine Silva, moradora do bairro Cidade Industrial, que levou sua pincher Belinha e o gatinho Frajola. “Vi no Instagram e fiz minha inscrição. Acho importante, pois diminui o número de animais abandonados e até mesmo para quem não tem condições, na clínica sai caro”, concluiu.
Confira as fotos do Mutirão de Castração.