A saúde e o bem-estar de crianças e estudantes da rede municipal de educação é um compromisso da Prefeitura de Contagem. No município, os estudantes são amparados por ações do Programa ‘Saúde na Escola’, que atua na prevenção de doenças e promoção da saúde.
Em Contagem, o programa alcança todas as regiões da cidade e é disponibilizado a todas as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), anexos e turmas vinculadas, de educação infantil. Além disso, o programa alcança os estudantes do ensino fundamental de escolas localizadas em áreas rurais, escolas com estudantes em medidas socioeducativas e escolas que tenham 50% dos alunos matriculados com famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico).
O objetivo do ‘Saúde na Escola’ é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede municipal de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Nas ações realizadas nas escolas, os jovens são avaliados por profissionais da saúde que realizam os procedimentos necessários. É feita uma reunião devolutiva entre pais e profissionais, na qual os responsáveis, em caso de necessidade, são orientados a procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a marcação ou realização de procedimentos de saúde.
Abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos. Foto: Fábio Silva/PMC
O número total de crianças e adolescentes beneficiados, em 2023 e 2024, ultrapassa 45 mil. Na região Sede foram 9.187 educandos atendidos, 6.446 na regional Eldorado, 3.043 no Riacho, 7.581 na regional Vargem das Flores, 5.505 no Nacional, 2.873 na região do Ressaca e 6.342 e 3.960 nas regionais Industrial e Petrolândia, respectivamente. O programa é uma parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, com ações baseadas na pactuação com o Ministério da Educação (MEC).
Programa ‘Saúde na Escola’. Ações:
Projeto Miguilim
O Programa Miguilim é uma parceria com as secretarias estaduais de Saúde e de Educação, que amplia a abrangência na atenção especializada para a realização de exames de triagem oftalmológicos e consultas. O objetivo é identificar problemas de visão que prejudicam o rendimento escolar dos educandos e, a partir disso, fornecer os óculos para atingir a melhor acuidade visual e assim melhorar o desempenho estudantil.
Saúde bucal
Nas unidades de ensino, acontecem palestras, realizadas por dentistas e técnicos em saúde bucal, com teatros lúdicos, realizados conforme a faixa etária dos estudantes, que ensinam sobre a higiene bucal e escovação correta. É feita, também, a avaliação de estudantes que, eventualmente, precisam ser encaminhados para tratamento dentário na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Saúde nutricional
É realizada a verificação do peso e altura dos estudantes de acordo com Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, são feitos informativos sobre a importância da alimentação saudável e, em casos de desvio nutricional, o encaminhamento para tratamento na UBS.
Imunização
Os alunos, também, possuem o cartão de vacina verificado, por técnicos de enfermagem e enfermeiros, com o intuito de completar ou aplicar todas as doses necessárias. Em caso de ausência, a aplicação é feita pelos profissionais na escola. No momento, as crianças e adolescentes são conscientizadas sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças.
Outros projetos
As outras ações previstas no Programa Saúde na Escola estão dentro da pactuação com o Ministério da Saúde e podem ocorrer dentro dos próximos dois anos, conforme a necessidade de cada unidade escolar participante. As ações são: promoção da atividade física; prevenção de doenças negligenciadas; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Saúde Auditiva; Saúde Ocular; prevenção à Covid-19 nas escolas; promoção da Cultura de Paz e saúde mental.