As fortes chuvas que atingiram a cidade na noite desta segunda-feira (31/3) mobilizaram equipes da Prefeitura para prestar assistência às famílias afetadas e minimizar os impactos dos alagamentos. As oito regiões da cidade registraram altos volumes de chuva, sendo três as mais afetadas: Industrial (85 mm), Riacho (78,5 mm) e Eldorado (50,7 mm).
Desde as primeiras horas do dia, equipes das secretarias de Defesa Social, Obras e Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar atuaram nas áreas atingidas. O trabalho incluiu a limpeza de vias, remoção de entulhos, fornecimento de itens essenciais e orientações à população. Segundo a Defesa Civil, 450 pessoas foram diretamente afetadas e algumas ações foram realizadas, como a entrega de 22 colchões, 57 galões de hipoclorito de sódio de 5L e 140 frascos do produto em versão de 50 ml para desinfecção.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar também prestou suporte às 70 famílias afetadas. Foram distribuídas 26 cestas básicas, 110 marmitas, 3 cobertores, 16 colchões e outros itens essenciais. Além disso, aconteceram 30 abordagens à população em situação de rua, das quais 10 foram encaminhadas para o Centro Pop para acessar os serviços especializados. O atendimento segue em andamento para garantir que todos os atingidos recebam assistência.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues, ressaltou que a equipe da Defesa Social foi surpreendida com a quantidade de água, mas que a atuação aconteceu de forma rápida: “O pluviômetro, realmente, surpreendeu, com a chuva sendo muito acima do que era previsto, com três regiões sendo impactadas com índices altos. Um alto volume de água em um curto espaço de tempo fez com que a água subisse rapidamente. Isso requereu que também agíssemos com rapidez, nos deslocando, de imediato aos locais mais afetados para atender as pessoas da melhor forma", contou.
Ainda na noite de segunda-feira (1º/4), agentes da Defesa Civil e um líder comunitário realizaram um resgate de quatro pessoas que ficaram ilhadas em meio à enchente. A atitude evitou que a situação tivesse consequências mais graves.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, ressaltou a atuação integrada das equipes no atendimento aos atingidos pela chuva. “Esse trabalho de campo também conta com o apoio da Guarda Civil de Contagem junto a toda uma equipe, voltada para o atendimento imediato da população. Importante destacar que um trabalho de prevenção vem sendo feito e, apesar de termos tido casas alagadas, nenhuma família ficou desabrigada e receberam os insumos necessários para fazerem a limpeza do espaço e retornar para suas casas”, afirmou.
Para tentar impedir os estragos causados, a administração vem investindo em soluções para minimizar os danos causados pelas chuvas. Atualmente, 30 obras de drenagem e macrodrenagem estão em andamento ou já foram concluídas, além da construção de 134 muros de contenção e 350 ações de limpeza e desassoreamento de córregos. Essas intervenções têm apresentado resultados positivos: ruas que antes alagavam agora permanecem transitáveis mesmo durante chuvas intensas.
O coordenador das Obras de Drenagem e Bacias de Contenção, Pedro Paulo Ferreira, ressaltou, também, que as mudanças climáticas tem exigido um planejamento cuidadoso e que soluções definitivas já estão sendo executadas. “Mais uma chuva intensa, de grande intensidade e pouca duração, evidenciando a mudança dos efeitos climáticos. Por isso, estamos implementando o Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais, que orientará a Prefeitura na priorização das obras. Na Vila Samag, por exemplo, serão construídas duas bacias de contenção de cheias, além de um reservatório complementar na Vila Santo Antônio”, explicou.
Entre as obras já em andamento está a duplicação do canal da avenida Firmo de Matos, próximo à Vila Samag, feita em parceria com o governo do Estado. A intervenção garantirá que as águas sejam conduzidas sem impactos para a trincheira do Itaú Power Shopping, que chegou a ser bloqueada durante a chuva, mas que foi liberada para o tráfego após a limpeza do local.
Recomendações em caso de enchente:
Evitar áreas inundadas e não buscar abrigo sob árvores ou postes elétricos;
Desligar a rede elétrica da residência em caso de alagamento;
Se estiver dentro de um veículo, abrir os vidros, subir para o teto e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
Não utilizar águas de enchente para consumo ou higiene e descartar alimentos contaminados.