A capina é importante não apenas para deixar a cidade mais bonita e bem cuidada, mas também porque garante a segurança e qualidade de vida da população. Por isso, mesmo em períodos chuvosos o serviço tem sido realizado, cumprindo um cronograma traçado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs). Nessa terça-feira (14/1), a prefeita Marília Campos esteve presente na avenida Francisco Firmo de Matos, próximo ao Ginásio Califórnia, para acompanhar o andamento do trabalho e conversar com os agentes de limpeza e a população.
Marília ressaltou a importância da ação, principalmente nesta época do ano, em que o mato cresce de forma mais acelerada devido às chuvas. “No momento, pelo planejamento que é feito pela Semobs, a prioridade tem sido os principais corredores e locais onde há risco de alagamento. Posterior às chuvas, inicia-se um outro processo, que é mais abrangente e contempla toda a cidade”, explicou.
O subsecretário de Limpeza Urbana, João Batista de Lima, ressaltou que algumas vias, como é o caso da av. Francisco Firmo de Matos, têm a necessidade de um retorno mais breve que o convencional. “Fizemos a capina neste local em novembro. Retornamos agora. Contudo, após as chuvas, faremos um trabalho nas oito regiões, entre abril e setembro, período de estiagem”, disse.
Responsabilidade dividida
Na oportunidade, a prefeita de Contagem ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a população, para manter a cidade limpa e bem conservada. “A limpeza e capina da calçada é uma responsabilidade do empresário, do comerciante ou do morador. Ao se fazer a manutenção, o mato que hoje está ali, pode nem crescer. É importante que nos ajudem a cuidar da cidade”.
Marília explicou ainda que quando o serviço é uma obrigação da Prefeitura, o cidadão de Contagem deve procurar a Administração Regional responsável. “Com a demanda registrada, buscaremos atender de forma planejada e eficiente”, afirmou.
A administradora da Regional Riacho, Isabella Filaretti, que também acompanhou a vistoria, disse estar preparada para contribuir com a melhoria dos serviços prestados. “A regional é a porta de entrada das demandas dos moradores. Estou à disposição para receber as solicitações e sugestões”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.