Nessa quarta-feira (8/1), a prefeita Marília Campos, acompanhada de sua equipe, visitou a maior unidade de pronto atendimento: a UPA JK, que atendeu, em 2024, mais de 132 mil pessoas, uma média de 360 atendimentos diários. O objetivo foi verificar de perto as mudanças que modernizaram a estrutura e reforçam o compromisso com um atendimento mais ágil, organizado e humanizado, e também identificar os próximos desafios a serem enfrentados. A agenda foi uma oportunidade para avaliar os avanços e discutir as soluções para os problemas que ainda impactam a unidade.
Entre as mudanças realizadas, estão a instalação de climatização, Wi-Fi gratuito, novos banheiros, guichês de acolhimento, a nova fachada em alumínio e a cobertura de vidro na entrada principal, proporcionando mais conforto. A recepção, áreas de espera diferenciadas, e consultórios para teleconsulta e triagem. Também foram implantadas salas de medicação rápida, vacinação e coleta de exames, além de uma sala de observação para pacientes que necessitam de cuidados prolongados.
“O nosso compromisso é melhorar, cada vez mais, a saúde aqui em Contagem.”
Prefeita Marília Campos
Durante a visita, a prefeita destacou os progressos, especialmente na infraestrutura e na agilidade no atendimento. “Fiquei muito feliz em ver o impacto positivo das reformas aqui na UPA JK. Melhoramos as salas de atendimento e observação, e reestruturamos o acolhimento. O resultado tem sido muito bom, com reconhecimento por parte dos usuários de que o atendimento está mais rápido e eficiente”, afirmou Marília Campos.
O Secretário de Saúde, Fabrício Simões, complementou dizendo que os esforços focaram na agilidade e bem-estar dos pacientes. “Com a nova recepção e o acolhimento reformado, conseguimos proporcionar mais rapidez e conforto aos usuários. A satisfação dos pacientes é um reflexo direto dessas melhorias e o atendimento está mais ágil e cordial”.
“A população tem demonstrado grande satisfação com a redução no tempo de espera e o atendimento mais humanizado, com níveis de satisfação que chegam a 80%”, informou o diretor da UPA JK, Mac Dowel de Araújo, sobre os investimentos.
As melhorias realizadas na unidade estão proporcionando mais conforto aos pacientes e agilidade ao atendimento - Fotos: Luci Sallum/PMC
Celso Antônio, morador do Petrolândia, estava com a pressão alta e destacou que o atendimento foi rápido e eficiente. "Eu achei tudo muito organizado. Fui atendido rápido na triagem e já fiz o cadastro. Pelo que estou vendo aqui, o atendimento com o médico não vai demorar. Tá bom demais, bem tranquilo", afirmou.
Marta Malta, que acompanhava um paciente internado, também se mostrou satisfeita com as melhorias no atendimento. "Percebi uma grande melhora na organização e agilidade do atendimento, especialmente na recepção, a equipe tem sido muito atenciosa. O meu irmão está sendo bem assistido e eu estou muito feliz com tudo", relatou.
Apesar da quantidade de melhorias serem muitas, existem alguns desafios que ainda exigem atenção. O volume das demandas por exames de imagem está gerando filas, especialmente porque o tomógrafo, que atende não só ao Hospital Municipal, mas também aos pacientes das UPAs, está temporariamente fora de operação, passando por manutenção. "Estamos buscando alternativas no setor privado para garantir a realização dos exames com rapidez, mas a solução ainda está sendo lenta", pontuou a prefeita.
Além disso, outro desafio identificado é a falta de ar-condicionado na unidade, que está previsto para ser instalado em fevereiro de 2025. Uma intervenção importante para melhorar o conforto dos pacientes, especialmente durante o calor intenso do verão.
"Sabemos que ainda temos desafios pela frente, mas estamos comprometidos em buscar soluções e melhorar a saúde em nossa cidade a cada dia. A nossa missão é garantir que a população de Contagem tenha acesso a um atendimento de saúde mais eficiente e humanizado", concluiu Marília Campos.
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