Instituído pela Lei Federal 10.465/2002, o Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado em 25 de outubro, com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde da boca. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nos dias 29 de outubro e 05 e 13 de novembro, uma capacitação para todos os profissionais da equipe de saúde bucal da rede SUS de Contagem.
O curso “Urgências e emergências médicas no consultório odontológico” visa qualificar os profissionais no manejo de emergências médicas que podem ocorrer durante o atendimento odontológico nas unidades de saúde de Contagem, proporcionando treinamento teórico e prático de técnicas de primeiros socorros. “Essa capacitação vai além da prática clínica, sendo importante na vida como um todo, pois ensina a reagir de forma rápida e eficaz em situações de emergência que ameaçam a vida das pessoas, o que pode ocorrer em qualquer situação do cotidiano. A educação continuada é uma das metas da Diretoria de Saúde Bucal, pois consiste em um programa de formação dos profissionais que objetiva manter a equipe em constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar e tornar mais segura a assistência ao paciente”, esclarece a diretora em Saúde Bucal da SMS, Ângela Fontoura.
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Segundo dados do Ministério da Saúde, além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.
Acesso a consultas
Atualmente, o SUS Contagem conta com o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que oferece atendimento nas seguintes especialidades odontológicas: cirurgia oral menor; endodontia; estomatologia; odontopediatria (crianças até 12 anos com dificuldades de manejo na Atenção Básica); periodontia; atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais (PNE); prótese dentária com oferta de próteses totais removíveis e próteses parciais removíveis provisórias.
Ângela Fontoura explica que para ter acesso às consultas no CEO é necessário iniciar os procedimentos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é realizada uma avaliação das necessidades de cada paciente. Caso haja demanda para tratamento especializado, ele será encaminhado para o centro.
“As unidades odontológicas da atenção básica são a porta de entrada preferencial para a assistência odontológica e a origem das referências necessárias para a integralidade do cuidado, sendo responsável pelo acompanhamento do usuário durante e após o seu atendimento em outros níveis de atenção”.
Na atenção básica, a assistência em saúde bucal está organizada em 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com consultório odontológico. São 83 equipes compostas por um cirurgião-dentista e um auxiliar em saúde bucal e/ou um técnico em saúde bucal. “Vale ressaltar que nem todas as UBS contam com consultório odontológico, mas todas as equipes possuem uma referência para atendimento odontológico”, reforça Fontoura.
Nesse nível de atenção, além da prevenção e educação em saúde, são oferecidos os procedimentos básicos em Odontologia como profilaxia, periodontia básica, restaurações, pequenas cirurgias, vigilância do câncer de boca e o atendimento à demanda espontânea com atenção especial aos quadros agudos (urgências) que são realizados como prioridade em todas as unidades.
As UBSs são a porta de entrada preferencial para a assistência e avaliação odontológica. Fotos: Fábio Silva/PMC
Atendimento de urgência
Contagem ainda conta com um atendimento de urgência odontológica na UPA JK, que é realizado das 18h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 23h aos sábados e domingos. Já os atendimentos odontológicos hospitalares são realizados no Hospital Municipal de Contagem, que oferta tratamento odontológico completo sob anestesia geral aos pacientes com necessidades especiais (PNE), procedimentos de cirurgia bucomaxilofacial de média e complexidade em casos eletivos e urgências, além de cuidados de higiene oral e assistência odontológica para pacientes internados.
Para atendimento às pessoas em situação de rua, a equipe de Consultório na Rua (eCR) tem em sua composição um técnico em saúde bucal, que faz o acolhimento da demanda e encaminha os usuários para atendimento nas unidades de saúde.
CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está localizado na rua Francisco Miguel, 185 – Centro, Regional Sede. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3398-7182/3390-1001.