Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que busca conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato solidário, essencial para a saúde e a vida de muitos pacientes. No Hospital Municipal de Contagem, as histórias de doadores e a dedicação de profissionais de saúde reforçam o lado transformador da doação de sangue.
Sandra Soares, que é doadora e teve a vida da mãe salva pelas doações dela e de outras pessoas, falou sobre a emoção dessa ação. “O sentimento de doar sangue é de amor ao próximo. A doação de sangue salvou a vida da minha mãe. Todos deveriam doar sangue. Se as pessoas soubessem a importância da doação de sangue, os bancos não ficariam tão escassos desse recurso, que é tão necessário”, compartilhou.
Para a hematologista e hemoterapeuta, responsável técnica pela Agência Transfusional de Contagem, Andromeda Luciana, a doação de sangue é vital para a manutenção dos estoques e o atendimento emergencial dos pacientes. “A todo momento podem acontecer acidentes, traumas com as pessoas, ou mesmo temos que atender aqueles pacientes que estão nas nossas unidades de internação regular ou nos CTIs”, reforçou.
“De uma única doação de sangue nós conseguimos preparar uma bolsa de hemácia, parte de uma bolsa de plaquetas, uma bolsa de plasma e uma bolsa de crioprecipitado. Com isso, você pode salvar vidas de crianças, adultos e idosos”, explicou a hematologista, destacando a importância de manter os estoques em níveis mais altos para que nunca falte.
Outra doadora, Aveli Rodrigues, também compartilhou sobre o sentimento e a importância da doação. “Não é só doar sangue, mas salvar vidas de pessoas que você nem conhece e que nem sabe da nossa existência. Dessa forma, você está salvando vidas sem cobrar, sem receber nada material em troca, mas tendo a certeza de que tem um Deus te guardando sempre. É um dom de amor ao próximo”, afirmou.
Estoque de sangue da Fundação Hemominas na quinta-feira (13/6)
Arte: print site Fundação Hemominas/PMC
Gesto simples que faz grande diferença
Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hospital Municipal de Contagem reforça o convite para que todos participem desse ato de solidariedade. A doação é um gesto simples, que dura apenas alguns minutos, mas seu impacto pode ser sentido por toda a vida de quem recebe. Inspirados pelas histórias de Sandra e Aveli, e pelo compromisso de todos os profissionais que atuam na captação, no incentivo à essa ação e em todas as funções ligadas às agências transfusionais. Cada um pode contribuir para um mundo mais solidário e saudável doando sangue.
“A doação de sangue é um ato de amor, por isso nós estamos aqui para convidar a todos que nunca participaram de uma doação de sangue a fazer esse gesto. Não doi, não é difícil, é totalmente seguro para quem doa, podendo assim salvar várias vidas. Venha fazer parte desse time de doadores!”, incentivou Andrommeda Luciana.
Para doar sangue é necessário:
Endereço das unidades para doação:
Linhas de ônibus:
Observação: todas as linhas que atendem a região hospitalar passam próximo ao Hemocentro.