14 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL ELDORADO
TRANSCON
Ação educativa da Transcon ressalta a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos

A Transcon, nesta sexta-feira (14/6), às 14h, vai realizar uma ação educativa de conscientização da população sobre a violência contra o idoso. A manifestação, uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Contagem (Comic) será na av. João César de Oliveira, à altura do nº 2889, no Eldorado. Na ação serão distribuídos panfletos e exibidas faixas com mensagens educativas que levem a população a refletir sobre suas atitudes com as pessoas idosas.

Neste sábado (15/6) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída com o objetivo de aumentar a visibilidade desse grave problema e lembrar da importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos. De acordo com Geraldo Antonio, representante da Transcon no Conselho Municipal da Pessoa Idosa, “o Conselho está sempre alertando as autoridades municipais da importância de nunca parar de construir as políticas públicas de proteção à pessoa idosa”.

Conselho Municipal do Idoso de Contagem (Comic)

O Comic é um órgão autônomo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Ele é responsável por promover debates sobre as necessidades dos idosos e encaminhar propostas ao poder municipal para a realização de ações voltadas para a pessoa idosa.

O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e dos poderes públicos do município, e a Transcon tem dois representantes no Conselho: o titular, Geraldo Antonio de Paula, e o suplente, Luiz Cláudio Macedo.

Autor: jornalista Rafaela Galdino / Edição: João Cavalcanti