Uma nova etapa da reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK foi entregue na manhã desta quarta-feira (29/5), marcando um avanço na requalificação da unidade. A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve presente para conferir de perto as melhorias realizadas e ficou satisfeita com as intervenções já concluídas.
"Muitas mudanças foram feitas na unidade, incluindo a reforma do prédio e a criação desta nova recepção, que está mais confortável para os usuários e oferece melhores condições de trabalho para os nossos servidores. No interior, as mudanças continuam. Agora o foco será a reforma da sala de preparo de medicamentos. Estamos quase dobrando o número de equipamentos aqui, para melhorar o atendimento”, afirmou.
Este é mais uma entrega do projeto de requalificação das UPAs, que prevê também a modernização dos equipamentos, revisão dos processos e capacitação contínua dos profissionais que atuam nas unidades, o que impacta positivamente no serviço prestado.
“Sabemos que o cenário não é perfeito, há muito o que fazer. Mas estamos investindo e melhorando a cada dia a saúde no nosso município, o que nos permitirá atender a população de maneira mais eficiente e ágil", ressaltou Marília Campos.
Nova entrada para pedestres e veículos, além da revitalização da recepção que agora é climatizada
e mais agradável e confortável foram algumas das melhorias realizadas - Foto: Luci Sallum/PMC
Entre as principais mudanças estruturais está a revitalização completa da recepção, que agora oferece um ambiente climatizado e agradável para os usuários. Além disso, foram construídos quatro novos banheiros, três consultórios on-line, dois consultórios de triagem e um novo acesso para veículos e pedestres.
Para o novo gerente da UPA JK, Mac Dowell de Araújo, a expectativa é melhorar o atendimento e o conforto do paciente por completo, desde a hora da entrada até a sua alta. “Estamos trabalhando para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar muito preparada para atingir esse objetivo".
As melhorias também incluem mudanças significativas no atendimento da UPA JK. A nova estrutura permite um fluxo mais organizado e ágil, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência dos pacientes. "Estamos cada vez mais investindo no corpo médico, no aumento da equipe, junto com a melhora da estrutura. Com esses novos espaços e a reorganização do atendimento, esperamos proporcionar um serviço mais eficiente e acolhedor", explicou a responsável técnica médica da unidade, Ângela Deise.
Requalificação do Pronto-Atendimento
Não é somente a UPA JK, no Eldorado, que passa por melhorias. As demais unidades de Pronto-Atendimento do município também estão recebendo atenção especial da atual administração.
Na UPA Vargem das Flores, em Nova Contagem, foi entregue recentemente mais uma etapa de mudanças, promovendo melhorias na qualidade e eficiência dos serviços prestados. Na ocasião, a prefeita de Contagem, Marília Campos, reforçou que esse é o atendimento a uma demanda importante da população. “A nova recepção já está pronta, o que era uma das grandes reclamações devido ao calor. Agora as pessoas estão sendo melhor acolhidas”, afirmou.
Na UPA Vargem das Flores foram entregues a nova recepção, quatro banheiros novos, três consultórios de triagem e outros dois consultórios que serão destinados ao atendimento on-line. A finalização de mais essa etapa oferece uma série de melhorias que visam otimizar o atendimento e proporcionar maior conforto aos usuários.
Paralelamente, a UPA Ressaca também passa por mudanças significativas. Para agilizar a reforma da unidade, os atendimentos foram transferidos para a tenda na qual antes funcionava a Central de Hidratação, permitindo o início da remoção de um pilar na recepção e a liberação da frente da unidade. A revitalização inclui a instalação de uma nova fachada em material de alumínio composto (ACM) e uma cobertura de vidro, modernizando a estrutura e melhorando a funcionalidade e a aparência do local.
Novas unidades vêm por aí! Na obra da UPA Petrolândia, foram finalizados os serviços de arrimo da divisa, incluindo drenagem e impermeabilização entre o terreno e as edificações existentes, para possibilitar a realização do aterro. O corte já foi concluído e o aterro está em fase de finalização para a implantação da edificação principal. Além disso, as fundações para os muros de arrimo das ruas Maripá, Madeira e Monte Belo estão sendo concluídas, permitindo o início da construção dos muros, drenagem e impermeabilização.
Já na UPA Nacional, a construção avança com a execução das estruturas do telhado, além dos rebocos internos e externos. As melhorias visam não apenas modernizar o projeto antigo para a unidade, mas também assegurar que ela atenda aos padrões de segurança, qualidade e eficiência necessários para proporcionar um atendimento adequado à população.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos da visita à UPA JK.