A Prefeitura de Contagem segue trabalhando intensamente para transformar para melhor a realidade de toda a população. Agora, chegou a vez dos moradores do Novo Progresso, na região Ressaca, terem uma importante demanda atendida. Foi assinada, em cerimônia nesta quinta-feira (23/5), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras estruturantes de drenagem no bairro, confirmando o compromisso do governo em acolher as reivindicações e concretizar políticas públicas que tragam mais qualidade de vida para todos.
As obras vão resolver um problema crônico do Novo Progresso, de quase 40 anos, ocasionado pelo processo de impermeabilização do solo na medida que o bairro foi ocupado, o que provoca reincidentes episódios de alagamentos, durante o período de chuvas. Por isso, a Prefeitura vai realizar a ampliação do sistema de drenagem em uma área que abrange 13 ruas, totalizando um trecho de cerca de 4 km, beneficiando 2.582 famílias que moram no bairro.
Durante a solenidade para assinatura da Ordem de Serviço, ocorrida no Colégio Paulo Freire, a prefeita Marília Campos se emocionou com a concretização em tempo recorde de um pacto firmado com os moradores. Isso porque, há cinco meses, o bairro Novo Progresso foi atingido pelas chuvas, no dia 31 de dezembro de 2023. De lá para cá, o governo municipal trabalhou arduamente para desenvolver o projeto de drenagem, licitar a obra e, agora, poder iniciá-la.
“Sempre honrei meus compromissos. E hoje estamos cumprindo, como representantes do poder público, o compromisso que assumimos na virada do ano, quando este bairro foi afetado por uma forte chuva e nós viemos aqui socorrer os moradores atingidos pelas inundações. Também estamos colocando em prática outros pactos firmados, como o alto investimento em revitalização de ruas no Ressaca, a reforma da UPA, e a abertura do Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo, no Jardim Laguna”, pontuou.
Uma das moradoras afetadas pelas chuvas no fim do ano, Márcia Sales, compartilhou o sentimento de alívio que tem ao ver esta necessária intervenção se tornando realidade. “Essa obra vai ser muito importante para nós. Só quem já teve sua casa alagada sabe o quanto é necessário. Só quero agradecer porque agora a gente vai poder dormir em paz. Estou muito feliz”, declarou.
Nayara Rocha, moradora da ocupação Guarani Kaiowá, vizinha do Novo Progresso, também citou os impactos positivos que esta obra de drenagem vai trazer para as 330 famílias que vivem no local. “Esta drenagem representa o sossego da nossa comunidade, que está próxima ao córrego Sarandi. Estamos vivendo um momento de muitas transformações na nossa região, em todas as áreas, graças ao trabalho da Prefeitura”, afirmou.
Mais detalhes da obra
De acordo com o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras, a nova rede de drenagem será implantada em uma área do bairro Novo Progresso que abrange as ruas Castelo Nuevo, dos Expedicionários, Balneários, General Clark, Alvimar Carneiro, Cruzeiro do Sul, Dr. Mariano de Oliveira, Tenente Serpa, Belmiro Cruz, Dr, Antônio Aleixo, General Mascarenhas, Leni Amaral e Monsenhor João Martins. Todas elas receberão mais dispositivos de captação de água, como bocas de lobo duplas.
Como frisou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, todas as ruas por onde o sistema de drenagem ampliado passará serão revitalizadas com nova pavimentação. No total, todas as intervenções têm prazo de serem executadas em cerca de um ano. O investimento é de R$12 milhões, oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.