Dezenas de pessoas se reuniram no auditório da Prefeitura, na tarde de segunda-feira (8/9), em mais um encontro para discutir sobre o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!. Entre os presentes estiveram os 15 adolescentes que iniciarão a fase de pré-aprendizagem em parceria com a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom). A iniciativa representa uma aliança estratégica interinstitucional com o objetivo de promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de oportunidades de aprendizagem profissional e inserção no mercado de trabalho formal.
O encontro teve a finalidade de promover a conscientização da rede, fortalecendo o diálogo e o comprometimento de todos os envolvidos para alcançar melhores resultados e ampliar o impacto das ações desenvolvidas pelo programa.
“Além de estimular o estudo, o “Descubra!” contribui para reduzir
a evasão escolar e oferece aos adolescentes não só formação
para o mundo do trabalho, mas também desenvolver cumplicidade social,
orientação vocacional, acompanhamento técnico e uma bolsa
que fortalece esse caminho. Essa é uma oportunidade para que
os jovens possam refletir no que desejam para o futuro”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
De acordo com a secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva, Contagem é a cidade da oportunidade.
“Fico muito feliz em poder participar disso, e saber que, juntos,
estamos transformando sonhos em realidades. A cada passo que damos,
reforçamos o compromisso de uma gestão que acredita nas pessoas,
que investe em talentos e que cria caminhos para um futuro melhor.
O Programa “Descubra!” é um exemplo disso. Ele abre portas, gera
novas possibilidades e oferece oportunidades reais de aprendizado
e crescimento para os meninos da Assprom. É emocionante perceber que,
com iniciativas como essa, estamos não apenas formando profissionais,
mas também fortalecendo histórias de vida, dando confiança
e esperança para que cada um acredite no seu potencial”.
Daisy Silva, secretária de Trabalho e Geração de Renda
O presidente da Assprom, Edgard Amorim, afirmou que a associação se faz presente para celebrar a parceria com a Prefeitura, com o objetivo de oferecer aos jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de conhecer o mundo do trabalho, com a perspectiva de sucesso pessoal e profissional ao longo da vida. “Há 50 anos, a Assprom tem promovido o socioaprendizado de forma dedicada, contando com a colaboração de inúmeras pessoas. Neste momento, celebrar essa parceria ganha um significado especial não apenas por confirmar nosso compromisso, mas também por evidenciar a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil”.
Caique de Souza, 14, é um dos 15 adolescente que iniciará as atividades pelo “Descubra!”. Ansioso para começar, o estudante expressou sua gratidão pela oportunidade: "Muitas vezes perdemos nosso tempo mexendo no celular. Agora poderei usar o tempo para algo produtivo. Fazendo esses cursos, sei que podemos conquistar nossas coisas, ter um futuro melhor, e pretendo ser bom trabalhador e um bom filho para minha mãe. Quero agradecer a todos os envolvidos, pois sei que será algo muito bom na minha vida”.
Caique de Souza, 14, é um dos 15 adolescente que iniciará as atividades pelo “Descubra! Foto: Luci Sallum/PMC
Programa Descubra!
Instituído formalmente em 2019 pelo Ministério Público de Minas Gerais, o programa busca a participação de jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho formal. O programa visa garantir que jovens possam traçar novos caminhos, por meio de ações de formação pessoal, profissional e política.
O "Descubra!” conta com a adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que acreditam na importância da aprendizagem para uma inclusão social efetiva dos jovens. Tem como missão articular e fortalecer a rede de apoio e proteção ao público jovem, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado de trabalho, com espaços efetivos de inclusão social e educacional.
A aprendizagem profissional contribui de forma decisiva para prevenir o trabalho infantil e a precarização do trabalho do adolescente, que constituem graves violações dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A ação é resultado de uma articulação interinstitucional envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, além de entidades como Ministério Público, Defensoria Pública e instituições de ensino profissionalizante.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!