Mais de 1.700 mudas de árvores serão plantadas em Contagem durante o próximo período chuvoso. Este é o resultado da parceria feita entre a Prefeitura e a RHI Magnesita, por meio do Programa “Frete Muda”, uma iniciativa que transforma cada frete realizado pelas transportadoras junto à empresa em novas árvores, sendo fundamental não apenas na preservação ambiental, como também na recomposição arbórea e recuperação de áreas degradadas. Além de também engajar outras empresas e propagar a cultura da sustentabilidade em várias cidades.
Contagem acabou sendo o destino de uma grande remessa de mudas, entre elas, aroeiras, jatobás, angico, mulungu, amora e pau brasil. Elas serão destinadas às áreas verdes, praças e parques do município, com o intuito de fortalecer a arborização urbana, contribuir para a preservação ambiental e gerar benefícios sustentáveis para quem mora ou circula pela cidade.
Para a prefeita Marília Campos, a iniciativa beneficia não somente o ato de incluir no projeto empresas que fazem o frete – pois elas acabam sendo elos com diversos locais –, mas as cidades que são os destinos de diversas espécies arbóreas que, se cuidadas da forma correta, trarão grandes benefícios para a sociedade.
“Agradeço por Contagem ser um destes destinos. O meio ambiente e o clima são assuntos que estão em discussão não apenas no Brasil, como no mundo, haja vista a COP 30, que vai ocorrer este ano. O plantio de árvores passa também pela preservação dos córregos, prevenindo o assoreamento, entre diversos outros benefícios. É por isso que a gestão cuida de praças, parques, áreas verdes, não somente pela beleza, mas para trazer a grande importância do verde em nossa cidade”.
Prefeita Marília Campos
Marília disse, ainda, que Contagem se preocupa com a questão climática e com a qualidade de vida das pessoas. “Nos corredores com muito cimento e asfalto, como o da avenida João César, já foram plantadas mudas, plantaremos outras, além de levar mais mudas a outros locais da cidade. Não fazemos e nem podemos fazer tudo sozinhos. Precisamos de iniciativas como essas e que outras empresas também se engajem nisso, assim como a população. Infelizmente, ainda ocorrem muitas depredações na cidade. Precisamos de todos juntos para transformar Contagem em um lugar de muitas árvores, com um clima mais ameno, uma cidade mais verde, tranquila, bonita e fresca”.
O presidente da RHI Magnesita, Wagner Sampaio, ressaltou a importância do plantio de árvores agora já com o pensamento no futuro. Segundo ele, Contagem é um dos grandes polos industriais do país, gerando empregos, maior arrecadação, investimentos e, numa outra ponta, também se preocupa com a qualidade de vida das pessoas. “Essa parceria com a cidade também é um compromisso social, porque olhamos para frente, pensando num futuro promissor, mais belo, mais limpo e saudável”, completou.
Com o início da primavera no dia 22 de setembro e, posteriormente, do período chuvoso, o ambiente vai ficar ainda mais próximo do ideal para o plantio das mudas doadas ao município. É o que garantiu o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu. “Nada melhor do que receber mais de 1.700 mudas, de diversas espécies nativas. Teremos muito trabalho para plantá-las, contando com uma mobilização, inclusive social, para que elas se desenvolvam e deem mais sombras e elevem a qualidade do ar para a cidade”.
“É importante quando as vontades e planos da gestão encontram parceiros. Espero poder fazermos mais projetos juntos, seja com a Magnesita ou com outras empresas alinhadas com essas e outras pautas. Isso gera frutos para a população e para a cidade como um todo”, ressaltou o presidente da Conparq, Avair Júnior.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.