A Prefeitura de Contagem tem como uma de suas prioridades a reconstrução da saúde pública no município. Algumas ações já estão em curso e a região Riacho já sente os efeitos positivos desta mudança. Dentre as principais ações está o processo de adesão ao Programa Mais Médicos; o reajuste salarial dos profissionais da área; e a revitalização e/ou readequação física das unidades de saúde.
A cidade investe, hoje, 29% da receita municipal na área da saúde, quase o dobro dos 15% previstos na Constituição Federal. De acordo com a prefeita de Contagem, Marília Campos, somente, em 2024, essa verba foi de quase R$ 1 bilhão. “Isso representa uma melhora significativa para a rede, principalmente em unidades referentes à atenção básica de saúde, representada pelas UBSs”, afirmou.
Na região Riacho ocorreram melhorias, entre elas estão a construção das novas unidades Inconfidentes e Novo Riacho; troca de endereço e revitalização das unidades Riacho e Monte Castelo e do Distrito de Saúde. Além disso, a Prefeitura já está em busca de investimentos para a implementação de uma unidade no bairro Flamengo.
A região Riacho ganhou uma nova unidade de saúde, a Inconfidentes, e a UBS Monte Castelo foi revitalizada
Fotos: Janine Moraes/PMC (1) e Luci Sallum/PMC (2)
Dentre as ações de reforço da Atenção Básica está também a ampliação do horário de funcionamento de 17 UBSs em toda a cidade, que passaram a atender das 7h às 19h. Além disso, durante o aumento de casos de dengue, nos primeiros meses do ano, e a reformulação de mais 35 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que passaram de 144 para 179. “Na região Riacho, especificamente, houve uma ampliação significativa, passando de 11 equipes do PSF para 18 equipes”, informou a diretora do Distrito de Saúde do Riacho, Carolina Castro.
Ela também cita a ampliação do horário de atendimento - das 7h às 19h, que aconteceu nas unidades do Riacho e Novo Riacho. “Este é um importante avanço, tendo em vista que grande parte da população trabalha em horário comercial e tem dificuldade de conseguir dispensa do serviço para se consultar ou trazer um filho ao posto de saúde”, explicou Carolina.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, comemorou junto com a população as conquistas, “A saúde é uma das prioridades da atual gestão. Estamos contentes, aqui, na região do Riacho por termos realizado entregas históricas nestes três anos. São solicitações, como por exemplo, a nova unidade do Inconfidentes, que a população espera há muitos anos e que, agora, podem desfrutar dos benefícios”.