Nos últimos três anos, a Prefeitura tem investido nas ações de incentivo à vacinação em Contagem, promovendo a proteção dos moradores da cidade contra diversas doenças. O município alcançou aumento significativo das coberturas vacinais do calendário nacional para crianças de adolescentes e aplicou mais de 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. O marco integra as estratégias para estimular a volta da cultura de vacinação no SUS, a fim de garantir o bem-estar e a saúde da população.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, as campanhas de vacinação em Contagem são realizadas de maneira ampla, bem organizadas e criativas. “Na vacinação contra a Covid-19 fizemos a virada da vacinação com duração de mais de 24h para atrair os jovens; a ‘Liga da Vacina’ para as crianças irem fantasiadas; colocamos o carro da vacina nos eventos da Prefeitura e, com isso conseguimos aplicar mais de 2 milhões de doses. Além de promover diversas outras campanhas, inclusive dentro das escolas, para incentivar a imunização”, disse.

Aumento das coberturas vacinais

Em relação ao calendário nacional de vacinação, no município, o destaque foi para o aumento da cobertura vacinal com a BCG que foi de 76% em 2021 para 96% em 2023, ultrapassando a meta de 90% idealizada pelo Ministério da Saúde. Para conseguir o resultado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou as salas desta vacina, que é recomendada para recém-nascidos até crianças de 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Para a mesma comparação com os dados atuais, bons resultados foram alcançados com as coberturas de meningite C para crianças de 1 ano, que saiu de 64% para 96%; e hepatite B para neonatos (criança até 28 dias de vida) que aumentou de 74% para 94%. Ainda para crianças, a cobertura das vacinas contra poliomielite aumentou em 16% e da pneumocócica o crescimento foi de 11%.

"Várias doenças a gente consegue prevenir mantendo o calendário vacinal em dia"

A grande maioria das coberturas vacinais aumentou no município desde 2021. No entanto, ainda existem algumas com baixa procura pela população,caso da influenza e da dose de reforço contra a Covid-19.

Segundo a diretora de Imunização da SMS, Clarissa Castro, isso vem ocorrendo devido à propagação de informações inverídicas ou incorretas relacionadas às vacinas nos últimos anos. “Muitos pais não estão procurando a vacinação e, com isso, ficamos com muito risco de reintrodução de doenças que estavam praticamente eliminadas. Já tivemos no país alguns surtos de coqueluche, cólera, sarampo, doenças preveníveis pela vacinação. É de extrema importância ter a população com as coberturas vacinais devidas para não termos novas epidemias ou surtos. Os pais devem procurar e levar seus filhos para que eles não adoeçam”, afirmou.

Por outro lado, muitos pais dão exemplos na hora de levar a criança para vacinar. É o caso do Vitor Barbosa Leal, pai do Nathan Christopher Ferreira Leal, morador da região do Eldorado.  “Acho a vacinação ainda mais importante no caso do meu filho que tem uma comorbidade, uma doença crônica, que é a bronquite. E nessa época do ano, que entra o frio, vêm essas doenças respiratórias e a vacinação ajuda a prevenir a ida ao médico, por causa de uma gripe que, consequentemente, acaba influenciando na bronquite. Também é importante para o bem-estar dele, pois várias doenças a gente consegue prevenir mantendo o calendário vacinal em dia”, afirmou.

Pessoas de todas as idades têm buscado as unidades de saúde da cidade para se imunizarem        Fotos: Fábio Silva/PMC

Salas de vacinação com horário ampliado

Outro ponto forte para incentivar a vacinação em Contagem foi a abertura da sala de vacinas no Big Shopping, no Eldorado, que funciona nos dias úteis das 15h às 21h. Mais 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão ampliando o horário dentro do Programa “Mais Saúde”, em que as salas de vacinas funcionam até às 18h.

O casal de aposentados Jair Benedito Alves e Isabel Cristina sempre procuram a sala do Big Shopping para se vacinarem. “Mantenho a carteira de vacinação em dia e acompanho as campanhas de vacinação. É importante para evitar as doenças”, disse Jair. “A prevenção é primordial. A gente tem que manter a saúde em dia”, completou Isabel.

A professora Natania Carla Almeida de Oliveira também faz o acompanhamento da vacinação. “Acho importante, ainda mais para a gente, que trabalha com escola e crianças, já que elas gripam muito. Também acho que é bom evitar, né? Quem quer ficar gripado?”, brincou.

Ações para incentivo à vacinação

Nos últimos três anos, a SMS realizou várias ações para incentivar a vacinação em Contagem. Confira:

• Mais de 20 campanhas aos sábados, no Dia D contra a Covid-19. Foram aplicadas mais de 2 milhões de doses no município;

• Vacinação nos eventos da Prefeitura com o carro da vacina, facilitando o acesso para a população;

• Em 2023, foram realizadas 120 ações de vacinação nas escolas;

• Busca ativa da população elegível.

• Todas as Instituições de Longa Permanência (ILPIs) estão com vacinação em dia;

• Descentralização da solicitação dos imunobiológicos especiais, permitindo aos pacientes com quadros de saúde específicos maior acesso a estas vacinas;

• Abertura da sala de vacinação que funciona até as 22h no Big Shopping;

• Ampliação do horário de 10 salas de vacinas nas UBS do Mais Saúde;

• Ampliação de uma para nove salas de aplicação de vacina antirrábica;

• Ampliação das salas de vacinação de BCG.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC

Autor: jornalista Vanessa Trotta com a colaboração do estagiário Felipe Soares / Edição: João Cavalcanti