Maio e junho prometem uma extensa programação cultural e religiosa. Nesta segunda-feira (6/5), gestores da Prefeitura de Contagem se reuniram com aproximadamente 100 representantes evangélicos e pastores da cidade para apresentar políticas públicas para o segmento e detalhes da Marcha para Jesus 2024. O evento tem como objetivo propagar a paz e o amor e será realizado no dia 15 de junho, com pregação do pastor Leonardo Sales e show do cantor Fernandinho. A marcha deverá reunir todo o segmento evangélico da cidade.
Para a prefeita Marília Campos, a Marcha, além de ser um dia de oração pela cidade, simboliza um momento de fé e união. “Reunimos com vários pastores e pastoras de Contagem, que estão ativamente na preparação deste momento especial, no qual teremos a oportunidade de orar pela nossa cidade, abençoando-a ainda mais”, destacou.
A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial da nossa cidade.
A Prefeitura entende a importância e o significado deste evento
para milhares de pessoas e está empenhada em organizá-la da melhor forma possível
para que seja um dia inesquecível de propagação do evangelho”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Durante a reunião, o secretário de Cultura, Ramon Santos, e o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral, apresentaram as ações da administração para que as entidades religiosas sejam contempladas pelos editais culturais e realizem serviços sociais na cidade. "A Secretaria de Cultura está empenhada em valorizar a cultura gospel na cidade. Nós vamos apresentar, no dia 10 de junho, a proposta detalhada da Lei Aldir Blanc, dos quais uma parcela significativa será destinada via edital de premiação às pessoas e entidades culturais, especialmente bandas e grupos teatrais vinculados às igrejas evangélicas locais”, disse o secretário de Cultura, Ramon Santos, sobre as ações da Prefeitura para inclusão do segmento gospel na cultura do município.
Já o secretário de Governo, Pedro Amaral, apresentou a iniciativa que ajudará os ministérios a participarem de chamamentos públicos que os possibilitará expandir suas ações sociais. “Sabemos que as igrejas evangélicas desempenham um papel significativo em serviços sociais dentro de suas comunidades e, muitas vezes, esses serviços são sustentados por doações dos próprios membros. Pensando em como a Prefeitura poderia contribuir, considerando que trabalhamos com recursos públicos e devemos seguir critérios legais para sua distribuição, propomos a criação de um setor jurídico, dentro da Secretaria de Governo, para auxiliar as igrejas e orientá-las sobre a participação em chamamento e editais públicos de fomento a ações sociais”, explicou Amaral.
Edição 2024 - Marcha para Jesus
O evento está programado para o dia 15 de junho e terá início às 14h, com concentração na praça Paulo Pinheiro Chagas, no Novo Eldorado. O percurso contará com a participação de diversas bandas e cantores locais, e seguirá até a rua José Pedro de Araújo, no bairro Cinco, onde acontecerá um grande culto ao ar livre com a pregação do pastor Leonardo Salles e apresentação de um dos maiores cantores da música gospel brasileira, o cantor Fernandinho.
O pastor Márcio Divino, da Igreja Boas Novas, no bairro Bom Jesus, falou da ansiedade para a edição deste ano. “A marcha tem a função de levar o evangelho para o lado de fora das portas da igreja. Eu creio que vai ser impactante, o nosso coração já está acelerado para esse momento chegar”, contou.
Já presidente da Associação de Ministérios Independentes em Contagem (Amic) e do Ministério Arca no bairro de Santa Helena, pastor Cleiton Rocha, destacou a importância de todas as igrejas se unirem nessa missão. “A Marcha para Jesus declara a mensagem de Deus para a cidade e nenhuma igreja deve estar ausente. Todas as igrejas devem se mobilizar em união para a propagação do evangelho.”
Ainda durante a reunião, realizada no Espaço do Encontro (Tenda da Prefeitura, na sede administrativa), foi formada uma comissão com os pastores presentes que ajudará na organização do evento. Também estavam presentes ao evento, vereadores e representantes da Rádio 107fm.
Serviço:
Data: 8 de julho de 2024
Horário: a partir das 14h
Local: Concentração na Praça Paulo Pinheiro Chagas, no Novo Eldorado, e show final na rua José Pedro de Araújo, no Cinco
Patrimônio Imaterial
Com o intuito de fortalecer a presença e viabilizar recursos para sua realização da Marcha para Jesus, recebeu em 2023 o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial de Contagem, por meio do decreto 921. A iniciativa, originada do Executivo municipal, coroou um processo que teve início em 2011, quando a marcha foi oficialmente inserida no calendário da cidade através de um projeto de lei sancionado pela mesma prefeita.