A Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz (Casa Rosa) recebeu o Laboratório de Quadrinhos Afromineiro, com o artista plástico Hyval Leite. A atividade aconteceu na quarta-feira (17/4), de forma inteiramente gratuita, e integrou a programação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Realizada pela Prefeitura de Contagem, a iniciativa apresentou a história dos quadrinhos, da cultura afro e também da Turma do Contagito, além de permitir que as crianças criassem suas próprias histórias.
No primeiro momento, os participantes foram apresentados aos personagens da Turma do Contagito e a uma forma diferente de contar uma história: o quadrinho a manivela. “Eu trouxe o quadrinho em cubos, que é uma arte visual e escultura ao mesmo tempo. No caso do projeto, a gente fala de afromineiridade, que nos aproxima dos Arturos, dos Ciriacos, da percussão, da culinária, das heranças dos negros que passaram aqui e que estão aqui, em Minas Gerais”, explicou o artista.
Para a Professora Graciana Paes, tutora do projeto Escola Viva, ações como essa são importantes para estimular a arte e a criatividade dos alunos, além de proporcionar uma atividade que muitos não têm acesso. “Eu acho que é vital, porque há alguns alunos que gostam de desenhar e se expressar por meio do desenho, e que, às vezes, não tem condições de ter uma aula com técnicas”, disse.
Os participantes também gostaram da atividade. “Eu tenho o costume de desenhar e colorir e estou gostando muito. Também aprendi sobre a história dos desenhos do Contagito”, contou Pedro, 10.
A programação da IV Semana Estadual de Incentivo a Literatura continua com uma roda de conversa sobre o livro “A Árvore das Pioneiras”, que aconteceu na sexta (19/4). Já o lançamento do livro “Não acredita? Foi quase real!” com a autora Glória Moyle, será 20/4, a partir das 10h, também na Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz.
IV Semana Estadual de Incentivo a Literatura
O projeto tem o objetivo de promover a articulação das bibliotecas públicas e comunitárias em torno da literatura e manifestações artísticas e, este ano, celebra o tema “Afromineiridades” e os 110 anos de nascimento da escritora mineira Carolina Maria de Jesus.