13 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL SEDE
Avenida Maracanã: obras avançam e fase de pavimentação em trecho de 1,3 km será iniciada

Maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso em Contagem, a implantação da avenida Maracanã segue avançando constantemente. Com a passagem do período chuvoso, as obras estão ganhando mais condições para serem intensificadas, com uma significativa etapa tendo início: a pavimentação de um trecho do corredor.

Ainda no ano passado, foi concluída uma importante fase para a implantação do corredor: a ponte sobre o córrego Maracanã, localizada na avenida Dulce Geralda Diniz, no bairro Quinta Coloniais. O trecho foi liberado para tráfego, incluindo guarda-corpo e faixas para pedestres, o que melhorou o fluxo de trânsito da região. Além disso, foi realizada a recomposição da via que liga as ruas Francisco Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro, reduzindo o tempo de deslocamento para quem vem do bairro Chácaras Del Rey e Chácaras São Geraldo.

Agora, as frentes de trabalho concentram-se na implantação do trecho de 1,3 km, entre a av. Dulce Geralda Diniz e a LMG-808, onde o viaduto está concluído e suas alças de acesso em fase final de conclusão. O coordenador geral da Unidade Gerenciadora do Programa (UGP Maracanã), Pedro Paulo dos Santos, detalhou o andamento dos trabalhos. “A obra está avançando bem após as chuvas, com muitas máquinas atuando. A equipe de pavimentação já está entrando na obra a partir do viaduto. Atualmente estamos finalizando toda a drenagem, rede de esgotamento, fazendo as bases da ciclovia e deixando a tubulação elétrica pronta para posterior instalação dos postes no trecho entre a LMG-808 e a av. Dulce Geralda Diniz”, disse.

Com a nova avenida Maracanã,
o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado
será significativamente reduzido e haverá uma relevante diminuição
do volume de tráfego no centro histórico da cidade,
facilitando a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade
diariamente.

A expectativa é que este trecho seja inaugurado e liberado para tráfego em julho deste ano, encurtando o tempo no trânsito para quem quiser acessar a região de Vargem das Flores ou se deslocar para o Eldorado, Sede e Ressaca.

Outras frentes de trabalho

Com o fim do período chuvoso, as obras de drenagem e saneamento que compõem a implantação da av. Maracanã também poderão ser intensificadas. “Assim que o tempo estabilizar em definitivo, poderemos avançar os trabalhos na galeria no trecho onde será o começo da avenida”, afirmou Pedro Paulo. Este canal fica no ponto inicial do novo corredor - continuação da av. Carmelita Drummond Diniz e cruzamento com av. Albert Schwaitzer.

Detalhes do Complexo Maracanã

O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus; uma ciclovia; um viaduto sobre a Rodovia LMG-808. Além disso, estão previstas cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer e, outra, no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação natural.

Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro em solo reforçado, que solucionará os problemas de inundações em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.

Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias para os cidadãos; além de iluminação pública em LED por toda a via.

Com a nova avenida Maracanã, o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado será significativamente reduzido e haverá uma relevante diminuição do volume de tráfego no centro histórico da cidade, facilitando a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.

Os impactos positivos alcançarão toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Ronnie Von/PMC
CLIQUE AQUI e acesse mais fotos. Luci Sallum/PMC