As obras de recomposição do piso no parque Amendoeiras, na região do Nacional, continuam avançando. O objetivo é garantir a segurança estrutural do local e preservar seu valor como espaço de lazer e convívio para a comunidade local e visitantes. Desde janeiro deste ano, as intervenções foram retomadas com o objetivo de solucionar os problemas de infiltrações de água no solo, que afetaram o piso do parque perto da quadra.
Atualmente, a obra está na fase de conclusão do aterramento do maciço e prestes a iniciar os trabalhos de estaqueamento com fundações profundas, para assegurar a estabilidade do terreno.
Segundo técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), o cronograma da obra precisou ser ajustado devido às chuvas constantes ocorridas no município, impactando diretamente as atividades. As condições climáticas tornaram inviável a execução de certas etapas, como os aterros, devido à saturação do solo. A expectativa é que esta fase de recuperação seja concluída até o terceiro trimestre deste ano.
Uma das frequentadoras assíduas do parque Amendoeiras é a moradora do bairro Carajás, Rosimeire Ferreira de Sousa. Para ela, após as obras, a expectativa é que o parque se consagre ainda mais como um local de lazer e esportes na região do Nacional.
"Eu tenho certeza de que tudo o que está acontecendo e vai acontecer deixará o parque ainda mais perfeito, pois já está bom e vai melhorar ainda mais. Vamos ver o parque mais bonito, mais útil, com bastante atividade para as pessoas, além de melhorias na acessibilidade e um bom atendimento dos funcionários", declarou Rosimeire.
Já o morador Walter de Souza afirmou que o local é muito importante e valorizado pela comunidade, sendo um espaço de lazer, convívio social e contato com a natureza. Ele destacou a importância da população preservar e cuidar do local após as obras, pois é um bem de todos. “Reconhecemos o esforço da Prefeitura em reformar este local para nós, mas é preciso que as pessoas tenham consciência de que é necessário preservá-lo, pois este é um patrimônio da comunidade. Se não cuidarmos dele, não poderemos usufruir de tudo que ele nos proporciona”, finalizou.
Nos últimos dois anos, o Parque Amendoeiras passou por diversas melhorias, incluindo intervenções no campo de futebol e na quadra de areia, reforma das traves e tabelas, instalação de novo piso e aumento da área de alambrado nestes locais. Também foram reformados os equipamentos da academia da cidade e novos brinquedos foram instalados, visando proporcionar um ambiente mais adequado e seguro para os frequentadores.
Estão previstas ainda novas obras na parte interna do parque, incluindo a reforma geral dos banheiros e vestiários, pintura da quadra coberta e das arquibancadas, garantindo assim um ambiente mais agradável e funcional para todos os usuários.
O diretor de Parques, Rafael Mendes, afirmou que o cuidado com o local reforça o compromisso em cuidar e preservar os espaços públicos que unem e orgulham a população contagense.
"Fico muito satisfeito em ver a recuperação do talude no parque Amendoeiras acontecendo. Este parque é um espaço muito importante para a comunidade, onde são praticados esportes, as famílias se reúnem e projetos artísticos e culturais se desenvolvem. Cuidar desse espaço é confirmar nosso compromisso de pertencimento com a região e a cidade”, finalizou.
Investimento nos Parques
Nos últimos anos, a Prefeitura tem realizado diversos investimentos nos parques, visando garantir que a população tenha locais adequados para práticas esportivas, de lazer e convivência. Esses espaços desempenham um papel fundamental na cidade, proporcionando momentos de descontração, integração social e contato com a natureza.
Ao todo, foram destinados cerca de R$10 milhões para melhorias, nos oito parques do município. Esse investimento reforça o compromisso da administração municipal em oferecer ambientes seguros, bem cuidados e agradáveis para toda a população, que busca momentos de diversão, recreação e saúde ao ar livre.
Os principais parques da cidade, como Fernão Dias, reaberto após quase dez anos fechado; Gentil Diniz e Ecológico do Eldorado, receberam alguma intervenção. No Fernão Dias, entre as principais estão, a implantação de playground; reforma dos banheiros e de três quadras; melhorias na área de estacionamento, instalação de bancos, mesas, lixeiras e tendas; entre outras.
O Gentil Diniz recebeu um investimento de mais de R$1 milhão. No local, foram executados a restauração do Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, com acessibilidade e biblioteca interna; recuperação de cinco nascentes do parque; restauração e instalação sobre muretas da grade; melhorias no paisagismo com reforma da entrada, revitalização de todo o passeio com instalação de piso tátil na entrada, entre outras.
Já no Ecológico Eldorado está acontecendo a reforma dos banheiros e da sede administrativa. Também foi realizado um projeto de recuperação do local que irá trazer mais melhorias para o parque.
"Os investimentos nos parques de Contagem representam um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da nossa comunidade, promovem a integração social, o contato com a natureza e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Que esses investimentos continuem a florescer, proporcionando momentos de alegria e convívio para todos os cidadãos de Contagem", finalizou o diretor de parques.
Outros parques, como Linear da Barraginha, entregue em 2021; Sapucaias I e II e Tropical, também receberam algum tipo de manutenção, como recuperação de pisos, instalação de equipamentos esportivos e de lazer, revitalização de áreas verdes, implantação de novos espaços para atividades ao ar livre.
Para mais informações sobre a obra, clique aqui
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC