A praça São Pedro, no bairro Parque Recreio, região da Ressaca, voltou a ficar lotada neste sábado (2/3), com o evento que levou alegria à comunidade e promoveu encontros e reencontros dos moradores que participaram da entrega da reforma do local. A programação contou com música ao vivo, barraquinhas da Economia Solidária, além de muita diversão.
Com investimentos de R$ 79.500, a revitalização da praça faz parte da política de fortalecimento de vínculos dos moradores com os espaços públicos da cidade, a partir do lazer. O local ganhou novos playground, piso, bancos e pintura, além de novo paisagismo, tornando-o mais convidativo à convivência das pessoas de todas as idades. A jardinagem da praça foi feita com o auxílio da comunidade, que também se uniu e se reveza, por meio do grupo “Zelo pela Praça”, via WhatsApp, para mantê-la limpa e as plantas bem cuidadas.
Segundo o representante da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paulo Marques Silva Souza, a reforma fez quadruplicar o número de frequentadores na praça, que tem aproximadamente três décadas. O bairro Parque Recreio tem como vizinhos os bairros São Joaquim, em Contagem, e o Serrano, que fica em BH.
Os novos brinquedos foram aprovados pelas crianças - Fotos: Fábio Silva/PMC
A prefeita Marília Campos disse que estava tendo uma belíssima surpresa com a reforma, pois o local estava “convidativo” para um passeio, em clima de alegria. A praça oferece brinquedos para as crianças, além de ser um espaço de convivência para adultos conversarem e trocarem ideias. Ela ainda destacou os investimentos da atual gestão na região, que está ficando bem melhor para viver.
“Este é o Programa “A Ressaca é Mais Contagem”, que traz melhorias como o Asfalto Novo, revitalizando 54 ruas, entre estas a rua Constantinopla; a reforma da UPA Ressaca, que vai melhorar o atendimento; a praça 21 de Abril, que também ganhará reforma, além de diversas outras realizações”, disse ela.
O marido da prefeita, José Prata, contou que ele se animou a acompanhá-la, pois se tratava de sair de casa para um local agradável. Ele disse que morou na roça e sempre gostou da convivência das pessoas, uma característica do mineiro do interior. “O sentido de morar em comunidade é o da convivência. Este momento aqui, nesta praça, é esse”, opinou.
“Praça perfeita”
“Está uma praça perfeita, convidativa para que as famílias venham se divertir e deixar o cansaço de lado, conviver. Uma praça reformada para a convivência e alegria da população é motivo de saúde também”, disse Paulo.
Com a reforma, a praça São Pedro e a comunidade foram presenteadas com uma novidade: a Biblioteca a Céu aberto. Uma casinha suspensa em meio ao jardim, de dois andares feita de madeira e vidro, em que são dispostos livros doados para que as pessoas possam retirar o que quiserem e levar para ler, mediante outra doação ou não de um outro livro.
Mônia Souza (Foto 1), idealizadora do Biblioteca a Céu Aberto, adaptou ideias para criar o projeto, que ganhou apoiadoras como Regina Célia (Foto 2) - Fotos: Fábio Silva/PMC
A idealizadora da biblioteca, a escritora Mônia Souza, disse que esta é a oitava unidade do projeto que vem obtendo sucesso junto aos aficionados por livros e atraindo novos leitores. A ideia ela adaptou de exemplos de bibliotecas que viu fora do país. “Quando houver volume maior de livros e a capacidade da casinha não comportar, eles serão levados para a biblioteca da igreja e serão levados aos poucos para a casinha. Em BH, temos três unidades, além de uma em Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo”, informou Mônia.
Regina Célia dos Santos, na companhia do marido e das duas filhas, estava na praça com uma caixa de livros com destino à “casinha". “Acompanho o projeto desde a criação da unidade no bairro Alípio de Melo, vizinho daqui, mas que pertence a BH. Vou sempre trocar e doar, como forma de incentivar minha família e conhecidos a adotar o hábito da leitura”, afirmou Regina.
“A Ressaca é Mais Contagem”
A prefeita Marília Campos aproveitou o passeio pela praça para conversar com moradores e perguntar o que acharam da reforma, inclusive para as crianças, que opinaram principalmente sobre a melhora dos brinquedos. Além delas, morador antigo do bairro, Atair Marques, elogiou as reformas, dizendo que “não via a praça tão movimentada em 30 anos”.
Marília ressaltou que as reformas das antigas praças e a construção de novas também implicam em mais segurança, pois a convivência nestes locais afasta a criminalidade além de promover lazer, ginástica e diversão para as pessoas.
O artista de Contagem, Fábio Luiz Coelho, animou os moradores com muita música - Foto: Fábio Silva/PMC
Ao lado do cantor Fábio Luiz Coelho, a prefeita elogiou o repertório musical e ressaltou o fato dele ser um dos músicos que está levando arte e alegria para as praças e espaços públicos da cidade, ao participar do Projeto Feira Solidária, um edital do Fundo Municipal de Cultura.
“Para nós, cantores e artistas de Contagem, essa oportunidade de participar dos eventos é muito boa, pois, além de ganhar um dinheirinho, nosso trabalho é divulgado. A gente canta em locais com infraestrutura, para pessoas de todas as idades e ao ar livre”, disse Fábio que levou à praça São Pedro, muito de MPB e pop rock.
Também estiveram presentes a vereadora Silvinha Dudu e o administrador da Regional Ressaca, Rodrigo Tomaz.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC