Na busca em cumprir o compromisso de oferecer um amplo acesso à saúde de qualidade para toda a população, a Prefeitura de Contagem segue investindo na reforma e modernização das unidades de saúde de urgência e emergência. As obras de requalificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Ressaca, JK e Vargem das Flores seguem a todo vapor. Além disso, a prefeita Marília Campos anunciou, no dia 6 de fevereiro, que os trabalhos de construção da UPA Nacional vão ser retomados, o que dará mais conforto e um atendimento de maior qualidade aos moradores da cidade.
Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a requalificação das UPAs vai proporcionar uma grande evolução para os usuários dos locais. “Essas unidades são responsáveis pela urgência e emergência, sendo, em muitos casos, o primeiro equipamento de saúde que o cidadão procura. Isso nos dá a dimensão da importância que cada UPA tem e da necessidade de adequá-las para cuidar melhor dos pacientes”, afirmou.
Nas UPAs JK e Vargem das Flores, as obras da recepção, os banheiros e toda a área de atendimento verde devem ser finalizados até o final do mês de março, conforme cronograma apresentado pela empresa que está executando a obra. As demais etapas seguem avançando, de acordo com as possibilidades e de forma a não impedir o funcionamento dessas unidades, que possuem grande importância para as regiões em que estão instaladas, principalmente durante uma epidemia de Dengue como a atual.
Já no caso da UPA Ressaca, ela está sendo executada pelas equipes do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA). Já estão prontas a nova observação pediátrica e a sala de medicação, bem como finalizada a pintura dos corredores da unidade. Além das obras internas, que visam melhorar o atendimento à população, as fachadas das UPAs também vão passar por mudança, seguindo o mesmo padrão que está sendo adotado no Complexo Hospitalar de Contagem.
Segundo o gerente de Engenharia, Marco Aurélio Lemos, as obras feitas nas UPAs exigem um cuidado maior, pois devem ser feitas pensando na redução dos impactos no atendimento à população, o que não pode parar. “As equipes que atuam na requalificação buscam se adequar à rotina de cada unidade, o que torna o trabalho mais complexo, mas seguimos avançando para entregar o mais breve possível”, reforçou.
Melhorias na qualidade do atendimento
Mais do que simplesmente uma reforma, o objetivo do plano de requalificação das UPAs é tornar o atendimento ainda mais ágil e assertivo, desde a chegada do paciente à unidade até o momento de saída. Neste sentido, a proposta inclui a valorização, readequação e capacitação dos profissionais da saúde, além da reorganização dos fluxos dos serviços e a modernização das estruturas.
Para a superintendente das UPAs, Beatriz Eugênia Palhares, isso vai permitir que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho ainda melhor e possam oferecer um atendimento mais amplo e humanizado a todos. “Tanto os profissionais das equipes quanto os pacientes que buscam atendimento nas unidades vão ser beneficiados com este plano de requalificação, o que impacta positivamente no serviço em saúde que é oferecido no município”, reforçou.
Nesta nova proposta, que já está em funcionamento nas UPAs Ressaca, JK e Industrial, o paciente é acolhido por um técnico de enfermagem que faz a classificação da gravidade e o encaminha para o atendimento. Após a consulta médica, um enfermeiro o orienta quanto às próximas etapas, seja dentro da própria unidade, transferência para outro equipamento de saúde ou mesmo indicação de retorno para casa.
Para dar mais agilidade no atendimento aos pacientes com maior gravidade, as salas vermelhas (atendimento de urgência) das UPAs foram modernizadas com atualização de monitores multiparâmetros, padronização de respiradores e aquisição de camas elétricas para melhor manejo do paciente. Outros equipamentos adquiridos foram monitores de sinais vitais - que garantem mais rapidez na triagem do paciente -, novo Raio X odontológico para a UPA JK e novas bombas de infusão e dietas. Essa modernização do parque tecnológico envolve não apenas a atualização de equipamentos médico-hospitalares, mas de infraestrutura de redes e sistemas, sendo realizada nas cinco UPAs, em todos os setores das unidades.
Novas UPAs Nacional e Petrolândia
A população de Contagem vai ganhar uma nova Unidade de Pronto Atendimento no bairro Nacional. A Ordem de Serviço foi assinada no início de fevereiro desde ano e os trabalhos já foram iniciados. A unidade deve contribuir para desafogar a rede de urgência e emergência e beneficiar milhares de moradores dos 40 bairros e vilas da região. O investimento previsto para a obra é de mais de R$ 7,4 milhões, valor proveniente do Tesouro Municipal e do Ministério da Saúde. A expectativa para conclusão e inauguração da unidade é para o fim de 2024.
Em relação à nova UPA Petrolândia, as obras seguem avançando e já estão na etapa de contenção e fundação da edificação. Em paralelo aos trabalhos, o projeto da nova unidade passa por uma readequação, sem interrupção das ações. O investimento previsto para a construção é de aproximadamente R$ 8,7 milhões, com entrega prevista para o fim deste ano. Enquanto isso, a população pode receber atendimento médico normalmente na unidade que está em funcionamento no mesmo bairro.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. LUCI SALLUM/PMC