29 FEV 2024
REGIONAL INDUSTRIAL
“Volta às Aulas” na região Industrial reafirma o compromisso com uma educação de qualidade

Com o intuito de fortalecer a relação entre a comunidade escolar e o poder público, a Escola Municipal Jenny de Andrade Faria, no bairro Bandeirantes, região do Industrial, sediou nesta quarta-feira (28/2), o evento “Volta às Aulas”, com apresentação de trabalhos artísticos dos estudantes e um balanço dos principais programas e projetos em curso na educação municipal.

Além da apresentação animada do grupo de ginástica olímpica e do coral de estudantes, foi anunciado o programa “Escola Digital” que, por meio de tablets, chromebrooks e telas digitais, irá estabelecer um novo patamar na qualidade da educação do município.

Presente, a prefeita Marília Campos agradeceu o empenho de todas as educadoras, educadores e parceiros envolvidos no compromisso de que as escolas municipais sejam um espaço de formação e de qualidade. “Não existe educação sem educadores. Por isso, nossa primeira iniciativa foi reconhecer o papel deles nesse processo, por meio da valorização salarial”, lembrou.

Em uma batalha contra as perdas geradas pelo novo ICMS, que retirou recursos na educação de 21 das 34 cidades da região metropolitana, a prefeita informou o custo da educação em Contagem. “São R$9 milhões para os uniformes de quase 60 mil alunos, R$27 milhões para merenda escolar, R$11 milhões para os kits escolares e R$20 milhões para inclusão digital e reformas nas escolas. “Não se realizam políticas públicas sem recursos. Apesar de nosso compromisso em garanti-las, precisamos ir além”, acrescentou.

Fotos: Luci Sallum/PMC

A secretária de Educação de Contagem, Telma Ribeiro, avalia a importância de 2024 para a educação de Contagem — são 28 obras em execução nas escolas, desde a troca de caixa de caixas d’água até reformas completas; são entregas de Cemeis, entre eles, o Laguna (Regional Ressaca), o Conquista Veredas e o Carajás (Nacional) e mais dois, no Riacho e na Sede, que se encontram em construção.

Além disso, há em curso uma solicitação de recursos, junto ao governo federal, para a construção de mais seis Cemeis e para a ampliação, em outras unidades, do projeto de jornada em tempo integral. “A grande base de tudo que vem sendo construído desde 2020 é a Escola Viva, que abarca os programas ‘Além Muros’, o de tutoria, o de extensão de jornada escolar, com suas oficinas de arte, e, agora, a Escola Digital. Estamos avançando”, considerou a secretária.

A Escola Municipal Jenny de Andrade Faria possui todos esses programas do Escola Viva, com 120 vagas, além de uma sala para Atendimento Educacional Especial (AEE). Este programa de inclusão da Prefeitura de Contagem recebeu incremento no ano passado, com a ampliação de 51 para 69 espaços. Além disso, os professores de AEE receberam formação para aprimorar o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas salas de aula.

A diretora do Jenny de Andrade, Marta Siqueira, destacou a importância do evento “Volta às Aulas” no início do ano letivo: “Uma ocasião para a comunidade conhecer e vivenciar a prática do ano escolar. Acolhe e aproxima as famílias e a escola, momento em que mães e pais têm a oportunidade de conhecer as políticas públicas setorizadas nas regionais”, avaliou.

Também estavam no evento, o vice-prefeito Ricardo Faria, a secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, a administradora da Regional Industrial,  Renata Gomes, o vereador Vinícius Faria (representando o poder legislativo), representantes da Guarda Civil Municipal, de setores da sociedade civil e lideranças da região.

Escola Municipal Machado de Assis

Na sequência, a prefeita Marília Campos, visitou a Escola Municipal Machado de Assis, no bairro Amazonas, para receber um quadro pintado pela aluna Anny Alves Pereira Barbosa, que faleceu num acidente de carro em janeiro último.

“Durante o Quizomba, uma grande festa que fizemos no ano passado pelo Dia da Consciência Negra, ela pintou este quadro e dedicou à prefeita. Não pode fazer a entrega pessoalmente, mas estamos cumprindo seu desejo e fazendo uma homenagem a sua memória, ao colocar seu nome em nossa sala de artes”, contou o diretor Luiz Gustavo Martins

A visita serviu também para acompanhar o andamento da reforma na E.M. Machado de Assis, que recebeu um novo telhado, portas e janelas mais amplas, sistema hidráulico e elétrico. A reforma completa ainda prevê pintura interna e externa, e  está orçada em mais de R$2 milhões, com previsão de término no primeiro semestre/2024.

Autor: jornalista Fernando Righi / Edição Carol Cunha