25 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
“Feirão Tambasa” atrai centenas de pessoas ao Sine Contagem em busca de uma vaga de emprego
Em menos de uma hora, 350 senhas foram entregues aos candidatos

O “Feirão Tambasa de Empregabilidade” movimentou, desde cedo, o Sine Contagem com candidatos chegando em busca de uma oportunidade na empresa. Inicialmente, 63 vagas foram ofertadas, sendo três para auxiliar de jardinagem e outras 60 para auxiliar de armazém. No entanto, nesta quinta-feira (25/1), foi anunciada uma novidade: o número de vagas para auxiliar de armazém na Tambasa subiu para 90.

O movimento próximo ao Sine Contagem começou logo cedo. Antes das 8h, quando iniciaram os atendimentos, uma fila se formou e chegou a virar o quarteirão, chegando à rua Antônio Bernardino Muniz. Até às 9h30, 350 senhas já tinham sido distribuídas para as pessoas que estavam do lado de fora.

A prefeita Marília Campos esteve no local e afirmou que “o Feirão é uma oportunidade para oferecer emprego aos moradores da cidade em uma grande empresa, para melhorarem de vida, terem um salário fixo e crescerem profissionalmente”. “Para nós é uma alegria saber que uma empresa, em Contagem, está ampliando e precisando de mão de obra, sendo 90 vagas de início”, afirmou.

Alberto Portugal, um dos sócios da Tambasa, informou que a empresa passou de 2.500 funcionários para 3.100 em 2023 e que, agora, precisam de mais 90 pessoas para ajudarem no dia a dia. “É com muito orgulho que também falo que estamos construindo um novo galpão, próximo à sede e vamos precisar de mais 400 pessoas. Contamos com a Prefeitura e com a população para que, juntos, possamos produzir riquezas e empreender”, destacou ele, completou que “na Tambasa há metas que, se atingidas, o salário quase dobra”.

População de Contagem se mobilizou nessa quinta-feira (25/1), em busca de uma colocação no mercado durante o "Feirão Tambasa"  Foto: Ronnie Von/PMC

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Tambasa, Ana Wizar, “ a empresa, que tem 75 anos de existência, está em crescimento, por isso, há uma necessidade de ampliação do número do quadro de funcionários”. “Diante desta demanda, procuramos a Prefeitura de Contagem para que, juntos, pudéssemos mobilizar os moradores que buscam uma oportunidade, seja primeiro emprego, imigrante ou outra situação”, relatou. “Para as vagas da empresa, a exigência mínima é o candidato ter o ensino fundamental completo e que busque crescer junto com a gente”, salientou.

Além das 90 vagas para trabalhar na Tambasa, o Sine Contagem está com mais de 600 outras vagas de emprego disponíveis para encaminhar para diferentes empresas do município. “Cada um pode pegar até três cartas na agência. Portanto, o feirão hoje, serve, para que todas essas pessoas possam se candidatar a outras vagas, possibilitando maiores chances de, em breve, estarem empregados”, disse a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.

Em 2023, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados (Caged), Contagem gerou mais de 27 mil novos empregos, sendo a segunda cidade do Estado que mais empregou, ficando atrás somente de Belo Horizonte.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar está de portas abertas, possibilitando, entre os serviços, a oferta de vagas no Sine Contagem, que fica aberto à população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Este evento, em específico, é mais um que dá credibilidade ao trabalho desenvolvido e mostra às outras grandes empresas que estão na cidade, que podem vir até nós para sermos parceiros e um intermediador com a população”, enfatizou a secretária Daniela Tiffany. “Temos uma capacidade de mobilização e seleção que aproxima o trabalhador da vaga esperada. Dessa forma, o empresário e o trabalhador ganham tempo”, completou.

Foto: Ronnie Von/PMC

O atendimento começou às 8h e cerca de 350 senhas foram entregues em pouco tempo

Fala, cidadão!

O foco das vagas do “Feirão Tambasa” foi o trabalhador do sexo masculino em busca do primeiro emprego e imigrantes. Contudo, mulheres e pessoas já experientes também foram ao Sine em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

É o caso de Roubert Silva, 44, morador do Centro. “Vim pela vaga na Tambasa. Estou há cerca de um ano buscando uma ocupação. Acredito que eu possa preencher uma das vagas. Antes eu trabalhava por conta própria, como salgadeiro em uma fábrica, no bairro Fonte Grande, passei por outros lugares, mas depois disso fiquei parado. Estou hoje buscando essa chance”, disse.

Em busca de um salário fixo, o artista plástico Fabiano Dias Jardim também esperou sua vez de ser atendido na fila. “Estou em busca de oportunidade. Seja na Tambasa ou em outro local, estou à disposição. Meu currículo é variado, seja na área cultural ou em outras. Estou em busca de uma renda fixa, de carteira assinada. O artista, vez ou outra, tem um ganho maior, mas é variável. E diante desta incerteza, vim buscar algo mais concreto”, contou.

Já Luis Fabiano, 18, buscou o primeiro emprego formal. “Fiquei sabendo pelo site e pelas redes sociais da Prefeitura. Para mim, uma chance de renda fixa em uma grande empresa”. Elie Dorcival, 26, haitiano nascido em Porto Príncipe, também mostrou entusiasmo com a vaga. “Moro em Contagem há três anos. Atualmente moro no Jardim Laguna, tenho experiência em outras empresas da cidade, como Vilma e Supernosso e, sabendo dessa chance, vim até aqui. Espero que dê certo”, afirmou.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. RONNIE VON/PMC

Autor: jornalista João Cavalcanti / Edição Carol Cunha