Com o objetivo de fortalecer ainda mais a economia de Contagem, a Prefeitura e o Big Shopping se reuniram, na tarde desta sexta-feira (18/7), para uma conversa sobre a expansão estrutural do tradicional centro de compras da cidade. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, e contou com a participação da prefeita de Contagem, Marília Campos; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano José de Oliveira; e do representante do Big Shopping, Alexandre Botelho.
Com mais de 30 anos de história, o empreendimento comercial, localizado no bairro Eldorado, conta com mais de 90 lojas e é reconhecido como o primeiro shopping de Contagem. Ao longo de um mês, o complexo de lojas chega a contar com a circulação de 900 mil pessoas, resultando em um aquecimento positivo da economia local.
A expansão do empreendimento representa um investimento de R$39 milhões de reais e uma grande perspectiva de novos postos de trabalho na cidade. A estimativa é que a expansão do Big Shopping possa gerar mais de 2.400 empregos diretos e indiretos em Contagem, movimentando ainda mais a economia. A área bruta locável do espaço comercial irá aumentar em cerca de 20%, com a perspectiva de comportar 23 novas lojas.
“A diversificação da nossa economia, que tem como carro-chefe a indústria e o setor de serviço, hoje têm o comércio crescendo muito. Dessa forma, o Big Shopping, ao fazer essa aposta de expansão, fortalece ainda mais essa diversificação que favorece muito a cidade de Contagem. Esse investimento vem para reforçar algo que temos trabalhado com afinco: o fortalecimento do setor de serviços e do comércio contagense”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Representante do shopping, Alexandre Botelho, reconheceu a importância do empreendimento, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento que vai trazer para a região Eldorado. “Nós estamos no bairro Eldorado e eu acho que o shopping foi um dos grandes propulsores da região. A gente tem uma relação com a comunidade que é muito boa, e para a cidade vai ser muito positivo. A expectativa é que haja um aumento de receita de quase R$40 milhões de vendas por ano”, destacou Botelho.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano José de Oliveira, “a expansão do Big Shopping é vista com grande satisfação, pois ela vai agregar um mix de lojas maior e, consequentemente, irá gerar novos postos de empregos para a cidade. Então, com certeza, este é um grande ganho que a cidade de Contagem vai ter”.
A Prefeitura de Contagem trabalha todo dia e segue avançando na atração de novos investimentos e construindo, junto com os empreendedores e a população, uma cidade cada vez mais próspera, justa e cheia de oportunidades para todos. É por isso que a administração Municipal tem dado todo o apoio necessário para garantir agilidade na tramitação dos projetos e seguranças para quem quer investir e crescer junto com a cidade.
Desenvolvimento Econômico
Contagem segue fortalecendo sua economia e mantendo-se entre os municípios com maior geração de empregos formais em Minas Gerais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou, em maio de 2025, um saldo positivo de 1.209 empregos formais. Com esse desempenho, o saldo acumulado de janeiro a maio chega a 4.843 novos postos com carteira assinada, consolidando a cidade como um dos municípios que mais gera empregos formais em Minas Gerais.