08 JAN 2024
AGENDA CULTURAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Colônia de Férias de Contagem acontecerá em dois parques e abre 400 vagas nesta segunda-feira (8/1)
Público, entre 5 e 15 anos, poderá se divertir, exercitar e socializar entre os dias 15 a 19/1 e 22 a 26/1, nos parques Ecológico do Eldorado e Fernão Dias, respectivamente

A partir das 17h, desta segunda-feira (8/1), 400 vagas para a Colônia de Férias estarão abertas para crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, que poderão se exercitar, divertir e socializar entre os dias 15 a 19/1 e 22 a 26/1, das 13h às 17h.

Do total, 200 estão reservadas para o parque Ecológico do Eldorado e, o restante, para o Fernão Dias. As pessoas que não conseguirem se inscrever de forma virtual, todos os dias poderão se inscrever, presencialmente, 50 pessoas, por ordem de chegada.

“Será a terceira experiência sob nossa orientação. Nas duas anteriores, o retorno foi muito positivo, com muita diversão e entretenimento. É uma ótima opção para quem, por algum motivo, não viajaram e que buscam uma diversão para os seus filhos. Os pais, inclusive, podem acompanhar as atividades”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro.

Para se inscrever, clique aqui. O link só estará disponível às 17h.

“Férias para Todos”

A Colônia de Férias faz parte de uma série de ações promovidas pela Prefeitura de Contagem. Durante os dias 9/1 e 27/1, crianças, adolescentes, jovens e idosos poderão se divertir nas oito regiões da cidade.

Aos jovens, entre 15 e 29 anos, a Estação Juventude vai proporcionar uma série de atividades, como circo, RPG, lol, K-pop, forró, desenho, teatro, grafite, freestyle, fotografia, taekwondo, capoeira, inglês, cursos profissionalizantes de Libras, trança e corte/barbearia. Além disso, haverá, também, oficinas nas oito regionais da cidade. Para conferir a programação, os interessados podem acessar o Instagram da Estação Juventude.

“A ideia é pautar a juventude com um recorte para as férias e promoção dos direitos, que acontecerão na Estação Juventude e em outros pontos da cidade,  promovendo acesso à educação, cultura e lazer a quem frequentar”, ressaltou a superintendente de Juventudes, Camilla Costa Marques. Segundo ela, não é necessário se inscrever com antecedência.

Férias com os avós

Para os participantes do Programa “Contagem na Maturidade”, volta a acontecer a ação “De férias com os avós”, que proporciona um momento de socialização e integração entre os avós e seus netos, estimulando a participação familiar, no intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, propiciando as trocas de experiências, saberes, vivências e prevenindo o isolamento social.

A atividade já conhecida na cidade, que será na segunda quinzena do mês, trata da importância dos avós para a família e a família para os avós, bem como para a comunidade. “No mês de janeiro é bem comum que alguns avós cuidem dos netos, durante as férias. O ‘De Férias com os Avós’ é uma espécie de realização intergeracional, promovendo uma troca de experiências entre as faixas etárias”, comentou a superintendente de Política para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira Castro Silva.

Serão ofertadas atividades diversas nos núcleos do programa espalhados pelas oito regiões do município, tais como: brincadeiras, jogos, cantigas de roda, ioga, rodas de conversa com abordagem de temas diversos (respeito, afeto, valorização das diferentes gerações, entre outros) e serão, ainda, contadas histórias pelos avós aos seus netos. Haverá, também, festival de comidas feitas pelas avós e netos, oficinas educativas, piquenique e café coletivo. Não há necessidade de inscrição prévia.

Autor: João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo