Na manhã desta terça-feira (12/12), no Cefet Contagem, foi compartilhado com membros do poder público, diversas práticas de sucesso quanto à Assistência Social no município. Com uma programação vasta, o encontro, denominado “Contagem Mostra Suas Boas Práticas”, que transcorreu durante todo o dia, incluiu depoimentos exitosos vivenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro POP, com diversas participações, entre elas, Robert Morubixaba (DGSUAS) e Amanda de Oliveira (diretoria de Programas e Benefícios).
Além dos depoimentos, houve o lançamento da campanha “Educação Permanente é no Cotidiano”, que visa dar todo o suporte necessário às pessoas assistidas na cidade. Para a prefeita Marília Campos, a Assistência Social na cidade tem sido o reflexo do trabalho árduo dos profissionais.
“Gostaria de parabenizar as pessoas pelo trabalho, pela dedicação e pela mobilização. Todos que trabalham diretamente com a política do SUAS, que está sendo reconstruído no Brasil, têm a mesma vontade e sentimento de luta para que ela se transforme em programas, em leis e, mais que isso, que as ações gerem os resultados esperados”, disse.
Marília ressaltou que “em Contagem busca-se solucionar, avançar, não apenas dizer o que falta”. “Esse encontro é para isso. Vamos fortalecer o SUAS, com pessoas capacitadas, com uma política forte e colhendo resultados com muito trabalho e investimento. Em muitas das vezes, o que as pessoas precisam é de um lugar e isso devemos oferecer no Cras, no Creas, seja para crianças, adolescentes, jovens. É assim que se constrói uma cidade mais justa e com amparo de políticas públicas. Para isso, precisamos fortalecer nossa assistência social e há, hoje, um compromisso da gestão para com isso”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, disse que “essa política (SUAS) é construída há muitos anos e por muitas mãos”. Além disso, anunciou que, em breve, novidades deverão ser anunciadas: “Já temos a perspectiva de um novo local para o Centro POP, com acolhimento diferenciado”. Ela falou ainda sobre a nova sede do Cras Ressaca, que mudou de endereço para também melhorar os atendimentos. O novo endereço é na rua Maria Augusta Bacelar, 399, no bairro Ressaca.
Para a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira, “Contagem rompeu com o assistencialismo voltado à caridade”. “O que se busca é o direito do cidadão e o dever do Estado. Infelizmente ainda vivemos num país de grandes desigualdades, o que nos faz buscar alternativas para estas pessoas que precisam de um auxílio, seja por questões de agressões, violações ou falta de recursos. Esta gestão acredita na autonomia das pessoas quando elas têm condições para progredir”, enfatizou.
Mais participações
O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (Gissele Carrara); da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Lívia Pessoa); do Conselho Municipal de Assistência Social (Rosângela Fonseca), entre outras autoridades e membros da sociedade civil.
Na visão de Lívia Pessoa, “muito na assistência se faz pela boa vontade dos recursos humanos e de quem está à frente da gestão do SUAS”. Ela ressaltou, ainda, que é bom chegar a um evento sabendo que houve a implementação do Núcleo de Educação Permanente. “Parabéns por isso, que faz parte de uma construção, num encontro em que há pessoas de tantos grupos que se complementam e discutem ativamente essas boas práticas”, falou. O Núcleo Municipal de Educação Permanente foi instituído pela Portaria nº034, de 30 de novembro de 2023.
Para Rosângela Fonseca, “as portas da Assistência Social, em Contagem, sempre estão abertas, e sempre há alguém que nos ouve e nos direciona”. “Por isso, o SUAS cresce, se destaca, com trabalhadores que gostam do que fazem e se empenham no dia a dia para ajudar as pessoas que precisam”, completou.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos. Luci Sallum/PMC