O Fórum do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Contagem realizou, no início da semana, uma reunião ampliada com os membros de todas as comissões temáticas. Estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Esportes, Direitos Humanos, Educação, Mulheres e Juventude, da Defensoria Pública da Infância e Juventude, além de coordenadores e equipes dos CREAS e CRAS e secretária executiva do Fórum. O encontro foi realizado na UNA Contagem.
O principal objetivo da atividade foi consolidar a parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio do projeto de extensão “Cola Comigo!”, com a proposta de integrar os trabalhos das comissões temáticas e qualificar o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) ofertado no município de Contagem.
A atividade contou com a participação especial do professor Francisco André, coordenador do projeto “Cola Comigo! Trocando ideias com as Juventudes”, desenvolvido pela Faculdade de Educação da UEMG (FAE/UEMG). A iniciativa tem como foco a formação de profissionais que atuam junto às juventudes, por meio de oficinas formativas emancipatórias, promovendo rodas de conversa sobre temas que atravessam a realidade dos jovens, propondo práticas inovadoras voltadas para a socioeducação.
O momento formativo teve como propósito fortalecer as ações intersetoriais do Sistema Socioeducativo, promovendo um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva entre os integrantes das comissões do Fórum. A proposta foi ampliar o entendimento sobre os desafios enfrentados por adolescentes em conflito com a lei e aprimorar o atendimento prestado no município de Contagem.
O professor Francisco André destacou o ideal do projeto “Cola Comigo. “A ideia é promover rodas de conversa com jovens de diferentes realidades, dando espaço para que eles possam se expressar, compartilhar suas vivências e refletir sobre as questões que fazem parte do seu dia a dia. Com isso, queremos criar um diálogo verdadeiro e construir juntos novos aprendizados, também dentro do ambiente acadêmico.”
Ao final do encontro, os conselheiros puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências com os demais participantes. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em parceria com a Defensoria Pública e a UEMG.