Manter os cursos d'água da cidade limpos e em bom estado é de extrema importância para evitar problemas graves, como enchentes e alagamentos. Assim, para evitar transtornos, a Prefeitura de Contagem intensificou os serviços preventivos de limpeza dos córregos da região Ressaca, visando o período de chuva que se aproxima.
Além das enchentes, essas intervenções evitam problemas como acúmulo de lixo, mau cheiro e infestação de animais peçonhentos.
Nos córregos da av. Gandhi, na Vila Santa Luzia; e da rua Zariffe de Oliveira, no Novo Progresso; foi realizada a limpeza manual. Nos córregos Tapera e da rua México, no Novo Boa Vista; e do parque Oitis, a Subsecretaria de Limpeza Urbana promoveu a limpeza mecanizada, retirando grande quantidade de resíduos. Já o córrego Canavieira, no Jardim Laguna, recebeu os serviços de limpeza manual e mecanizada.
Marcelo de Lima, morador do bairro Oitis há sete anos, falou do alívio de ver os serviços serem feitos e pediu colaboração da população. “Notar que esses serviços estão sendo feitos nos deixa bem mais tranquilos, ainda mais tendo em mente que as chuvas estão chegando. Mas também temos que colaborar, do que adianta essa ação se a população continua jogando lixo nos córregos, é um trabalho de todos”, afirmou.
O superintendente de Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Alves Machado, contou como é planejado todo esse trabalho. “A limpeza desses córregos faz parte do Projeto "Caminho das Águas", que carrega um caráter preventivo: evitar as inundações e todos outros problemas consequentes disso. Fazemos todo um serviço prévio, na época da chuva, de vistoria e controle, para termos noção do que precisa ser feito, a presença das regionais também é muito importante nesse processo, e executamos, de fato, os serviços no período de seca”, relatou.
É importante lembrar que a preservação dos espaços públicos, como vias, praças, parques, áreas de preservação ambiental, córregos, nascentes, entre outros, é um dever compartilhado entre o poder público e a população. De acordo com a lei nº 188/2014, que define políticas e critérios de limpeza urbana na cidade, o descarte irregular de lixo é passível de notificação e multa de R$50 a R$1,5 mil. Denúncias e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 08002831225.