A primeira reunião do Conselho Regional na região Nacional foi marcada pela participação popular. A Prefeitura de Contagem realizou o encontro, na terça-feira (17/10), a fim de dar boas-vindas aos novos conselheiros, esclarecer dúvidas, tratar sobre serviços escolhidos pelos conselhos regionais, entre outras ações que impactam diretamente a região. Na oportunidade, foi apresentado também, o “Programa de Qualificação e Ampliação da Atenção Básica de Saúde”.
Na reunião, a subsecretária de Saúde, Rejane Balmont, falou sobre o programa e explicou que um dos objetivos é a ampliação do número de equipes de profissionais de saúde, focando naquelas de maior vulnerabilidade. “Também é importante informar sobre a extensão do horário de funcionamento semanal de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Contagem, de 40 para 75 horas por semana, dependendo de sua demanda e necessidade. Assim, as unidades funcionarão das 7h às 19h para melhor atender à população”, afirmou.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, falou sobre as obras prioritárias para a região, escolhidas anteriormente pelo Conselho Regional. “As obras votadas pelos conselhos serão todas executadas. Além dos serviços já executados, estamos terminando uma licitação de R$ 14 milhões para obras a serem realizadas na região”, informou.
Dentre as obras escolhidas pelo conselho regional, foi realizado o alargamento da via e a execução do passeio na rua Capitólio, bairro Lua Nova. As demais estão em processo de licitação.
Obra priorizada no Conselho da Regional, atendendo a pedidos dos moradores. Fotos: Magno Rosa/PMC
A conselheira eleita como suplente do Coletivo Mulheres, a bibliotecária Marina Costa, se mostrou ansiosa e pronta para o andamento do conselho. “O diálogo entre Prefeitura e cidadão é de muita importância para nós. Ver que ele de fato está acontecendo nos deixa tranquilos e animados a seguir em frente trabalhando juntos”, ressaltou.
Rômulo Perilli também ressaltou a importância de conceder voz ativa à população. “Essa reunião foi uma ótima oportunidade para todos nós, porque assim temos o contato direto entre governo e comunidade, fundamental para sabermos de suas necessidades e fazer a diferença em suas vidas, porque afinal são vocês que devem decidir o que precisam”, disse.
Processo Seletivo
Com grande participação da população e de forma democrática, as votações para escolha dos novos conselheiros iniciaram dia 1º de junho e foram finalizadas no dia 6 de julho. Na região Nacional, 1704 moradores foram mobilizados ao longo de todo o processo. Foram eleitos 26 conselheiros titulares e 18 suplentes que representarão a população junto ao governo para tomada de decisões.