A cada dia, mais ruas de Contagem são contempladas pelas obras da 2ª etapa do Programa Asfalto Novo. Agora, chegou a vez de uma das principais vias do bairro Novo Eldorado, a avenida Dr. João Augusto da Fonseca e Silva, passar por revitalização completa, depois de mais de 40 anos de espera.
A avenida está sendo atendida em toda sua extensão, cerca de 1,2 km, entre a rua Moata e a praça Paulo Pinheiro Chagas. Por se tratar de uma via que reúne diversos comércios, espaços públicos e residências, além de trânsito intenso, a obra será feita aplicando a tecnologia da geogrelha, que é um reforço entre as camadas de solo e de massa asfáltica, indicada para locais que recebem grande fluxo de veículos pesados. Essa tecnologia é capaz de tornar o asfalto mais resistente.
Asfalto da av. Dr. João Augusto da Fonseca e Silva está sendo revitalizado com tecnologia de reforço no pavimento - Foto: Luci Sallum/PMC
“Esta é uma avenida muito movimentada, larga e, em época de chuva, costuma abrir buracos, por isso ela foi uma das prioridades escolhidas para receber o asfalto novo. Estamos investindo cerca de R$500 milhões em pavimentação para melhorar a mobilidade, e a infraestrutura e, consequentemente, atrair desenvolvimento para o bairro e para toda a cidade”, ressaltou a prefeita Marília Campos em visita às obras da avenida Dr. João Augusto da Fonseca e Silva na manhã desta segunda-feira (4/9). O valor mencionado refere-se ao total de recursos aplicados no programa de revitalização de vias, considerando também a terceira etapa, que está em fase de elaboração.
Morador do bairro Novo Eldorado há 47 anos, Paulo César Araújo, comemorou a chegada do Programa Asfalto Novo à região. “Esta obra é muito necessária e está chegando na hora certa, porque aqui foi asfaltado em 1976 e de lá para cá somente havia operação tapa-buraco. Agora, com o asfalto novo, é vida nova para o nosso bairro”, celebrou.
Com a requalificação, a via passa a oferecer mais segurança não só para motoristas, como para os pedestres, assim como Evandro Ferreira, 96, que, por conta da idade, tem mobilidade reduzida. “Agora vai ser mais fácil e tranquilo andar por aqui”, comentou.
Revitalização da via atende a antiga reivindicação de moradores, como Paulo César Araújo (47) e Evandro Ferreira (96) - Fotos: Luci Sallum/PMC
Mas, para que Evandro e todos os moradores do Novo Eldorado tenham ainda mais segurança para se locomover, os passeios também precisam receber melhorias, o que é uma atribuição dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais, conforme disposto no Código de Posturas (Lei Complementar 190/2014). “Vamos arrumar as calçadas para que as pessoas possam andar sem medo de cair e sofrer acidentes. Assim, fica bom para os motoristas, com o asfalto novo, e também para os pedestres”, pontuou Marília Campos.
Mais ruas
Além da avenida Dr. João Augusto Fonseca e Silva, outras vias do Novo Eldorado estão sendo atendidas nesta segunda etapa do programa. A avenida Dr. Guilhermino de Oliveira, que também contou com a geogrelha, a rua Ipuera, além da rua Itália, que liga o Novo Eldorado com o Eldorado e o bairro da Glória.
“Nós agradecemos muito por esta atenção da Prefeitura conosco e por olhar para o Novo Eldorado”, disse Rodrigo Fernandes, que tem uma clínica veterinária na av. Dr. João Augusto Fonseca e Silva.
Clique aqui e confira a galeria de fotos. Fotos: Luci Sallum/PMC