A Coleta Seletiva é o sistema de recolhimento de resíduos potencialmente recicláveis, de acordo com sua classe, origem e composição. Esta é uma das várias ações que compõem o programa “Contagem Mais Limpa”, serviço prestado pela Prefeitura de Contagem para garantir a gestão ambientalmente adequada dos resíduos produzidos na cidade.
A coleta seletiva surgiu como uma ação eficaz de sustentabilidade ambiental, diminuindo os efeitos negativos dos hábitos de consumo e gerando economia verde para as futuras gerações. Não só em relação a questão ambiental, a Coleta Seletiva proporciona outros benefícios para os contagenses, como a geração de emprego e renda para catadores e catadoras, o engajamento popular no cuidado com a cidade e a valorização dos servidores da limpeza urbana.
A Coleta Seletiva consiste na separação prévia dos resíduos recicláveis feita em casas, comércios, condomínios, empresas, escolas, órgãos públicos e outros. Ou seja, a participação de toda a população é o primeiro passo para a execução desse serviço. Os resíduos podem ser separados para a Coleta Diferenciada, Convencional que recolhe rejeitos como (papéis higiênicos, fraldas, etc); orgânicos (restos de alimentos, casca de frutas e vegetais, etc) e, por fim, a Seletiva, que são os recicláveis nas quatro principais categorias: papéis, plásticos, metais e vidros.
Esses resíduos devem estar em um único recipiente, sacos, sacolas e/ou ecobag, e, é importante que estejam secos e limpos. Os vidros a serem destinados à coleta seletiva são garrafas de bebidas diversas, potes de alimentos e outros vasilhames, aqueles quebrados devem ser separados dos demais itens recicláveis, devidamente embalados a fim de evitar contaminações e riscos de acidentes aos catadores e agentes de limpeza urbana.
Verifique se o seu bairro já é atendido pela coleta seletiva porta a porta. Separados os resíduos, o caminhão passa uma vez por semana, recolhendo-os (os endereços contemplados estão disponíveis abaixo). Por meio da Coleta Diferenciada, Convencional ou Seletiva, os resíduos são encaminhados para disposição e tratamento no Aterro Sanitário ou para os Galpões de Triagem das Associações de Catadores parceiras, Asmac e Coopercata.
Os principais objetivos desta ação são, garantir a adesão ao serviço público de Coleta Seletiva por parte dos moradores, aumentar a quantidade de materiais recicláveis como plásticos, papéis, vidros e metais destinados corretamente, ampliar a vida útil do aterro sanitário, a inclusão produtiva e geração de emprego e renda para as famílias dos catadores.
Catadores(as) de Materiais Recicláveis – Agentes de Limpeza Urbana
Esta importante iniciativa acontece por meio da parceria formalizada entre a Prefeitura de Contagem e as associações dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem – Asmac e a Rede Solidária de Contagem – Coopercata. Ela já beneficia, até o momento, mais de 350 pessoas que integram o núcleo familiar dos 97 catadores associados. A Coleta Seletiva é realizada uma vez por semana e, diariamente, cerca de 9,4 toneladas de resíduos recicláveis são recolhidas diariamente na cidade. A meta do Plano Municipal de Coleta Seletiva é de que, até 2036, este serviço seja executado em 100% da cidade, como já acontece com a Coleta Convencional. Até o momento a abrangência de atendimento é de 40%.
Percebe-se, portanto, a importância de catadores como agentes de limpeza, formais e informais, protagonistas na operação e gestão dos resíduos no município. Este reconhecimento e valorização da categoria é fundamental para para o processo de construção de uma nova consciência ambiental sobre a limpeza urbana.
Atualmente, 71 bairros de Contagem são atendidos pela Coleta Seletiva: Arvoredo, São Joaquim, Parque Recreio, Parque Turista, São Gotardo, Jardim Balneário, Vila Santa Luzia, Novo Progresso e Ilha do Cabral (Ressaca); Três Barras, Funcionários, Bernardo Monteiro, Santo Antônio, Colonial, Vila Beneves, São Gonçalo, Nossa Senhora de Fátima, Vila Madalena, Linda Vista, Fonte Grande, Nossa Senhora do Carmo, Arcádia, Camilo Alves, Central Parque, Santa Helena, Canadá, Vila Panamá, Vila Belém, Chácaras Contagem, Alvorada, Europa, Comunidade dos Arturos, Parque Maracanã e Santa Terezinha (Sede); Inconfidentes, Jardim Riacho das Pedras, Flamengo, Monte Castelo e Novo Riacho (Riacho); Santa Cruz Industrial, Novo Eldorado, Glória, Jardim Eldorado, Conjunto Água Branca, Darcy Vargas, Vila Paris, Eldoradinho, Água Branca, JK, Eldorado, Jardim das Oliveiras e Jardim Bandeirantes (Eldorado); Retiro, Buganville, Darcy Ribeiro, Santa Filomena e Icaivera (Vargem das Flores); Nossa Senhora da Conceição, Pedra Azul, Carajás, Vale das Amendoeiras e Xangri-Lá (Nacional); Lúcio de Abreu (Petrolândia).
Para aqueles moradores que ainda não têm seus endereços contemplados pelo recolhimento porta a porta, é recomendado destinar para os Locais de Entrega Voluntária – LEV mais próximos:
-
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Rua José Cavaline, 15 – Cinco
-
CRAS PETROLÂNDIA - Rua Querosene, 30 – Petrolândia
-
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – CENTRO ESPORTIVO TUTÃO - Praça Nossa Senhora da Glória, S/N – Eldorado
-
PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO ELDORADO - Rua das Paineira, 1722 – Eldorado
-
PARQUE MUNICIPAL GENTIL DINIZ - Rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Nossa Senhora do Carmo
-
PARQUE MUNICIPAL TROPICAL - Rua Quarenta e Dois, S/N – Tropical
-
APA PARQUE FERNÃO DIAS - Rua Rio Comprido, 4655 – Cinco
-
ESPAÇO RECICLAR PEROBAS - Av. Perimetral, 65 – Perobas
-
REGIONAL ADMINISTRATIVA INDUSTRIAL - Rua Marquês de Paraná, 95 – Industrial
-
REGIONAL ADMINISTRATIVA SEDE - Praça Silviano Brandão, 21 – Centro
-
REGIONAL ADMINISTRATIVA RESSACA - Rua Rodrigues da Cunha, 430 – São Joaquim
-
REGIONAL ADMINISTRATIVA RIACHO - Rua Rio Solimões, 204 – Novo Riacho
-
SECRETARIA DE ESPORTES - Rua Manoel de Matos, 126 – Central Parque
-
SOCIEDADE ESPORTIVA CRUZ AZUL - Rua das Indústrias, 377 – Novo Eldorado
Para mais esclarecimentos e informações sobre o “Contagem Mais Limpa”: