Com objetivo de capacitar e instruir ainda mais os empreendedores das oito regiões, a Prefeitura de Contagem promoveu, na última quinta-feira (13/4), a palestra “Gestão Financeira – a importância para o seu negócio”, na Regional Industrial. A iniciativa é resultado de uma parceria que a Prefeitura mantém, há 10 anos, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A ação itinerante, desenvolvida pelo Centro de Referência ao Empreendedor de Contagem (Crec), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), é parte dos esforços para descentralizar o trabalho de assistência e melhoria do ambiente de negócios no município, criando uma assessoria que percorrerá as oito regiões da cidade.
Cerca de 25 empreendedores locais participaram da qualificação no Industrial e, além de receberem conhecimentos básicos de boa gestão financeira, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo.
De acordo com o assessor do Crec, Márcio Pereira da Silva, a palestra cumpriu o propósito de esclarecer os microempreendedores locais sobre como realizar uma boa gestão financeira. “Apenas 30% dos microempreendedores têm verdadeira ciência do que é a atividade. A maioria acredita que é somente abrir um CNPJ, mas não é assim que funciona. Existem normas para obter a garantias dos benefícios, como carências que são asseguradas somente com cumprimento de requisitos”, explicou.
Gilson Constâncio Junior, 26, destacou a importância da capacitação e elogiou a atual gestão municipal pela iniciativa de levar o serviço para mais próximo do empreendedor e dos futuros empreendedores, pois o comércio na cidade tem a característica de se organizar em pequenos pontos por regiões. “Como Contagem é um município muito populoso e extenso, há muitos lugares ainda para serem ocupados pelo comércio. O município oferece a oportunidade de expansão para locais menos explorados pelos comércio”, observou.
Instrutor do Sebrae, o palestrante Bruno Ricoy, falou sobre a importância de difundir o conhecimento sobre gestão financeira e a preocupação do Sebrae de chegar ao pequeno empreendedor. “Promover eventos regionais nos horários em que o empreendedor já finalizou seu trabalho facilita e estimula a participação”.
O assessor de Desenvolvimento Econômico da Sedecon, Edilton Pires, explicou que a Prefeitura idealizou o projeto com o intuito de sanar algumas questões, principalmente financeiras, porque, na maioria das vezes, as pessoas estão desamparadas e não foram orientadas sobre coisas simples da atividade empreendedora. “A ideia é esclarecer dúvidas sobre o quanto se pode gastar, o quanto se pode dever. Temos que humanizar a relação do empreendedor com o poder público, para não deixar que ele passe por situações constrangedoras, por não saber como gerir seu negócio”, revelou.
Márcio Pereira da Silva ressaltou que as capacitações são gratuitas e ocorrem mensalmente. Para saber mais informações basta seguir os canais de comunicação da Prefeitura de Contagem (portal de notícias e redes sociais) ou entrar em contato com o Crec pelo telefone 31 99730-9239, falar com Márcio e Cleber, ou pessoalmente na rua Haeckel Ben Hur Salvador 180, bairro Cinco.
Centro de Referência ao Empreendedor de Contagem (Crec)
Telefone 31 99730-9239, falar com Márcio e Cleber
Rua Haeckel Ben Hur Salvador 180, bairro Cinco
Fale com a Administração Regional Industrial:
Telefones: 3363-5573 / 3363-5572
E-mail: regional.industrial@contagem.mg.gov.br
Presencialmente: rua Marquês do Paraná (CSU Amazonas), 95, bairro Industrial
Horário das 8h às 17h.