Transparência e diálogo constante com a população são marcas da administração pública em Contagem. Baseada nestas premissas, a equipe do governo municipal realizou, na noite dessa terça-feira (4/4), uma reunião com a comunidade dos bairros pertencentes à Regional Sede, para prestar contas das ações realizadas até aqui e traçar o planejamento de trabalho dos próximos dois anos.
A plenária reuniu mais de 400 pessoas, entre membros da sociedade civil, lideranças comunitárias e representantes do governo. Foram apresentadas as ações executadas de 2021 até o momento, em todas as áreas, como saúde, educação, desenvolvimento social, direitos humanos, obras de infraestrutura, mobilidade e urbanização, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, entre outras, os projetos que estão em andamento na região e os que serão iniciados em breve.
A prefeita Marília Campos pontuou que a estratégia mais assertiva para planejar as ações em uma cidade com tantas demandas é fortalecer a participação popular. “Como tudo na vida, a gente escolhe as prioridades, e para podermos acertar mais, definimos essas prioridades junto com a população. Nosso governo dialoga, escuta e toma as decisões em parceria com as pessoas para garantir as intervenções que são mais urgentes e que a cidade mais precisa”, enfatizou.
Dentre as dezenas de realizações do governo nos últimos dois anos na região da Sede, destacam-se a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Colonial, a reforma do Cemei Lúcio de Abreu, ambas já concluídas, e as obras em andamento do Cemei Inova Parque, a inauguração da Casa da Pessoa Idosa, reformas das Unidades Básicas de Saúde Praia, Sede, Maria da Conceição, Bernardo Monteiro, o Espaço Bem-Me-Quero, a implantação de muros de contenção nas vilas Barroquinha e Riachinho, drenagem e pavimentação da rua Formosa, no Santa Helena, além de melhorias viárias e no transporte público em parceria com a Transcon, ampliação de equipamentos e programas voltadas para a o esporte e lazer e ações de prevenção às chuvas, de promoção do empreendedorismo, acesso à cultura, assistência social, inclusão e cuidados com o meio ambiente.
No segundo momento da plenária, a prefeita Marília Campos anunciou as intervenções que foram iniciadas este ano e as que já estão programadas, incluindo a implantação da avenida Maracanã, a reforma do Cine Teatro Tony Vieira, a revitalização da praça da Jabuticaba e as obras prioritárias escolhidas pelo Conselho da Regional Sede. Além disso, as obras de contenção no terreno atrás da Capela Santa Helena começarão após o feriado de Páscoa, e mais 16 ruas na região Sede serão revitalizadas na 2ª etapa do Programa Asfalto Novo.
Vários moradores tiveram a oportunidade de se dirigir aos representantes do governo para apresentar demandas locais. Uma delas foi a moradora do bairro Funcionários, Lúcia Maria Auxiliadora Prado, que elogiou a abertura do diálogo proposta pela gestão municipal. “Pudemos reivindicar nossos direitos. Sou uma das primeiras moradoras do bairro Funcionários e enfrentamos problemas que tivemos a oportunidade de relatar aqui nesta reunião, falar diretamente com as lideranças, e isso é muito importante, nos sentimos ouvidos pela primeira vez”, disse.
O sentimento de Vânia Maria, antiga moradora da região da Sede, foi de alívio e de reconhecimento ao ouvir o anúncio de diversas intervenções que já estão aprovadas e prontas para começar e que ela tanto esperava. “Vários dos nossos pedidos foram atendidos e citados aqui hoje. Fora isso, muitas ações estão sendo feitas na região. Tenho muito a agradecer à Prefeitura, porque temos sido acolhidos sempre que levamos alguma demanda. Temos muita confiança que nossa vida vai continuar melhorando com este governo, porque vemos que estão interessados em nos escutar”, celebrou.
O administrador da Regional Sede, Francisco Naldo, garantiu que a Prefeitura tem trabalhado para atender com celeridade às solicitações apresentadas na reunião e reforçou que o canal entre a população e o poder público está ininterruptamente aberto. “Com certeza algumas intervenções já serão atendidas e, é claro, essas demandas são importantes para nos ajudar a planejar a cidade, estamos sempre juntos com a comunidade. Procure a administração regional, leve suas sugestões e com certeza trabalharemos para realizar”, afirmou.
A próxima plenária será na Regional Industrial, terça-feira (18/4), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.
Confira a lista de obras prioritárias que serão executadas na Regional Sede:
- Pavimentação e drenagem ao final da rua José Francisco de Assis - Granja Vista Alegre
- Drenagem do córrego da rua João damasceno, 273 - Nossa Senhora de Fátima
- Construção da escadaria localizada ao final da rua Diácono Alair Henrique de Oliveira - Santa Helena
- Drenagem ao final da rua Tio Santos com rua Reginaldo de Souza Lima - Bernardo Monteiro
- Pavimentação do final da rua Pitangui - Nossa Senhora da Conceição
- Pavimentação da avenida Sanitária com a avenida Prefeito Gil Diniz
- Construção de escada ao final da rua Frei Tito Frankort com Milton Muniz da Rocha - Funcionários
- Construção de escada ao final da rua Trinta de Agosto com Milton Muniz da Rocha - Funcionários
- Revitalização do beco na rua 3 - Vila Itália
- Reforma e iluminação da escadaria localizada ao lado da escola Municipal Otacir Nunes dos Santos na rua Dilson de Oliveira, 1221 - Funcionários
- Drenagem da rua Machacalis com Itambacury - Bernardo Monteiro
Confira o calendário das próximas Plenárias Territoriais: