Organizada pela Prefeitura de Contagem, a Caminhada das Meninas e Mulheres reuniu, na terça-feira (28/03), centenas de estudantes da Escola Municipal Eli Horta Costa e da Funec – Unidade Centec. O objetivo foi sensibilizar a sociedade no combate à violência contra as mulheres, inclusive os que ocorrem nas escolas.
Os estudantes participaram de um aulão de dança com a professora Eliane, do Programa “Contagem Ativa” e, logo após, seguiram até a praça da Jabuticaba carregando diversas faixas e pedindo o fim da violência contra as meninas e mulheres.
Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil está tem vivenciado um aumento de violência contra a mulher. O estudo revelou que uma a cada três mulheres brasileiras (33,3%) com mais de 16 anos já sofreu violência física e/ou sexual de parceiros ou ex-parceiros. O índice é maior que a média global, de 27%.
A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, destacou que a caminhada integra as ações do mês da mulher e foi articulada de forma intersetorial com o propósito de dar visibilidade para a causa e propor, juntos aos estudantes, a reflexão e prevenção dessas violações: “Infelizmente na data de ontem (27/03), perdemos mais uma professora e alunos ficaram feridos em um ataque que aconteceu em uma Escola Estadual de São Paulo. Acreditamos que a mudança vem pela educação e, desta forma, temos que refletir e ensinar aos nossos alunos e alunas que todos temos compromissos com as causas sociais, com o respeito e no combate à violência contra mulheres”.
Na opinião da assessora de direitos humanos e superintendente de projetos especiais da Secretaria de Educação (Seduc), Dalila Reis, a ação é importante para dar visibilidade ao tema na própria cidade, além de prevenir e informar os estudantes. “Nós sabemos que os índices são alarmantes e, por isso, precisamos estar nas ruas, para mostrar que somos a favor de uma cultura de paz. Somente ocupando os espaços públicos que a gente comunica com a sociedade e não pactua com a violência nas nossas escolas”.
A ação foi da Prefeitura de Contagem e articulada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, e pela Secretaria de Educação.
Estiveram presentes os integrantes da oficina de tambores, do Projeto Educarte, que realizaram uma apresentação musical ao final da caminhada. A caminhada contou com o apoio da Transcon e da Guarda Civil Municipal.
Galeria de fotos
Reportagem e fotos Isabela Melo.