Inserir crianças e jovens com deficiência no mundo do esporte de forma gratuita é a missão do Projeto “Minas Paradesporto”, em Contagem, executado pela Associação Mineira do Paradesporto, que conta com fomento da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio da Cemig e com o apoio da Prefeitura de Contagem.
O projeto tem o objetivo de proporcionar aulas esportivas para pessoas com deficiência de 6 a 18 anos, auxiliando no desenvolvimento físico, psicológico, social e na qualidade de vida dos alunos. As aulas acontecem às terças e sextas-feiras, das 9h às 16h30, no Ginásio do Tropical (rua Quarenta e Dois, 360,Tropical).
As modalidades e práticas esportivas variam de acordo com o relatório do perfil funcional dos alunos, o que determina o estilo e a atividade a ser praticada. Essa avaliação é feita pela equipe técnica, formada por profissionais de educação física, fisioterapia e psicologia. Lucas Régis, psicólogo do projeto, apontou a importância de não apenas trabalhar não as necessidades dos alunos, mas também das famílias. “Direcionamos as pessoas no sentido de ver quais são as deficiências dos alunos, para assim ajustar as aulas, buscando assim, um estímulo não só físico, como também social. Junto a isso, trabalhamos as necessidades de forma ampla, envolvendo, também, os familiares, quando necessário”. “Dessa maneira, o projeto busca empregar uma visão sistêmica, escutando e acolhendo os jovens e suas famílias, a fim de compreendermos suas demandas e elas podem ser útil no dia a dia de cada um”, completou.
O professor do Projeto, Yankow Oliveira Peçanha, afirmou, de forma orgulhosa, que “nada mais justo do que seguir o legado e história do meu pai e não deixar de trabalhar com pessoas com deficiência. Para mim está sendo um prazer enorme estar aqui trabalhando com crianças e adolescentes com deficiência e entregar saúde e qualidade de vida para cada um deles”. Yankow é filho de Maurício Peçanha, pioneiro na luta das pessoas com deficiências em Contagem e fundador da ONG Associação dos Deficientes de Contagem.
Célia, mãe da aluna Rafaela, compartilhou os benefícios que o projeto tem proporcionado a sua filha. “Para a Rafaela tem sido ótimo. Ela é uma criança muito tímida, mas quando ela chega e começa a fazer as atividades, o sorriso abre. Ela chega séria, mas muda por completo quando entra em quadra. É uma grande diferença e, para mim, algo maravilhoso”, revelou.
Talita, mãe de Rafael, também comentou como o esporte e a socialização por meio do projeto tem beneficiado a vida de seu filho. “Para o Rafa é incrível. Ele tem atendimento com o psicólogo, que conversa com ele sobre coisas do cotidiano e isso facilita bastante. O convívio com outras crianças, que têm o mesmo ou outro tipo de deficiência, faz com que ele se sinta como parte daquilo. Além disso, o esporte é algo incrível, porque, independentemente da modalidade, é algo que faz com que ele se sinta parte da sociedade, com inclusão e possibilidades”.
Inscrições
O Projeto Minas Paradesporto, em Contagem, está com inscrições abertas. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o professor Diógenes, pelo telefone (31) 9206-2758.
Galeria de fotos