Ontem, quinta-feira (5/12), ocorreu a primeira reunião do Comitê Gestor de Área de Risco - CGAR, de 2023. O encontro teve como objetivo pautar as principais demandas da Defesa Civil, das regionais e de outras secretarias que compõem a Prefeitura no que diz respeito ao período chuvoso.
Coordenada pela subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes, a reunião contou com a presença de representantes das secretarias de Governo; Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; Educação; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, também, com a participação de agentes da Guarda e da Transcon.
Estiveram presentes também membros das regionais Eldorado, Riacho, Ressaca e Nacional. Inclusive, durante a reunião, eles tiveram a oportunidade de apresentarem os problemas desencadeados pelas fortes chuvas que vêm caindo sobre o município. Juntamente com a Defesa Civil, foram definidas ações para solucionar os problemas indicados, com o apoio e recursos das outras secretarias ali presentes, de acordo com a área de atuação de cada uma.
Além das demandas, a Defesa Civil divulgou o balanço de atendimentos realizados na última semana. Entre o dia 29 de dezembro do ano passado e o dia 4 deste mês, foram registradas 36 ocorrências relacionadas, principalmente, à queda de árvores, riscos construtivos, movimentação de terra e buracos em vias. A subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes, aproveitou a oportunidade para alertar e pedir a atenção de todos os participantes. “Estamos em um período crítico, de tempestades com rajadas de ventos e possibilidade de granizo. Todo cuidado e atenção são importantes para a preservação da vida”, salientou.