A Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Manutenção, realiza neste momento obras de recuperação de um talude na rua Três, localizada no bairro Chácaras Cotia, Regional Nacional. No local, estão sendo feitas as intervenções de recuperação do sistema de drenagem, reaterro, compactação e a regularização do terreno para que o talude fique estabilizado novamente.
A intervenção foi solicitada pela Defesa Civil de Contagem. O problema da formação da erosão ocorreu, segundo estudos técnicos que foram feitos, após a corrosão da rede de drenagem, instalada dentro do talude.
As obras estão em fase final e serão concluídas no prazo de 15 dias, resta executar as obras complementares, como a recomposição de passeio, a recomposição de um muro de um morador afetado pela erosão e a implantação de meio-fio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad também fará investigações na rede de drenagem para investigar possíveis lançamentos clandestinos de produtos químicos.
De acordo com a engenheira fiscal da Subsecretaria de Manutenção, Evandra Laine, foi necessário realizar, para recuperar o talude de forma efetiva, a reforma da escada hidráulica, que ampliou os degraus de modo que a água perca a velocidade até o seu destino”. O destino das águas pluviais é o córrego que fica no final da própria rua Três. Essa solução é ambientalmente mais correta para o local.
Evandra Laine também comentou que outra intervenção necessária para complementar a obra foi o desassoreamento do córrego, que ficou obstruído devido ao acúmulo de lixo e outros resíduos sólidos. “Ao fazer a limpeza do córrego, encontramos diversos resíduos descartados irregularmente. Estes materiais são os que causam as enchentes e outros transtornos. Em outro momento, as equipes de Manutenção retiraram cerca de 6 toneladas de lixo desse córrego”, informou.
Para evitar problemas que possam causar novos transtornos para a região, além da finalização da obra, é necessário que a população cuide do espaço público. “A conscientização da população é o melhor caminho para que isso não ocorra novamente. É importante não jogar lixo nesses locais públicos, principalmente nos córregos, que são os principais condutores das águas pluviais. Se eles estão obstruídos, a tendência é o alagamento. Sem contar que o descarte regular dos resíduos garante a saúde da população, com o controle de pragas, animais peçonhentos e a melhora da qualidade de vida do bairro”, completou a engenheira.