A estudante do 2º ano da Funec Oitis, Maria Eduarda Souza, e autora do trabalho “O cemitério como espaço devocional: leituras iconográficas e iconológicas dos túmulos-capela do Cemitério do Bonfim”, relacionou sua participação no evento como “um divisor de águas” em sua trajetória futura.
“Espero que possa despertar o interesse de outros estudantes pela arte, que as pessoas reconheçam a beleza do espaço cemiterial. Fico grata por ter sido avaliada por profissionais e por ser orientada pelo meu professor, além de dar destaque a Funec Oitis, que mesmo não sendo um polo científico, nos dá todo suporte e incentivo”, celebrou Maria Eduarda.
O professor de Artes e orientador da Funec Oitis, Adilson dos Reis, corrobora com Maria Eduarda. “O Cemitério do Bonfim é o maior museu de arte a céu aberto de Belo Horizonte, e como lugar de memória, o cemitério é portador de gêneros textuais e imagéticos de muita relevância social, cultural e religiosa que não devem ser ignorados no processo pedagógico”.
Já na unidade Cruzeiro do Sul, a estudante do 2º ano, Isadora Prates, compartilhou da mesma alegria com o resultado. “Desde pequena, tenho interesse em participar de projetos científicos e tudo que envolva a ciência. Quando entrei na Funec, percebi que havia a possibilidade de entrar nesse mundo. Espero que a realização desse sonho seja um fator diferencial para minha carreira. Após saber que fui premiada, fiquei feliz, pois isso é algo importante para mim”.
A Funec Centec recebeu destaque com o projeto “Construção de um fotômetro com materiais alternativos, utilizando aplicativo celular como detector: uma proposta de ensino didático de análises colorimétricas”, realizado pelas estudantes Amanda Castro, do 1º ano de Química, e Isabelle Duarte, do 2º ano de Química.
Para Amanda, foi uma experiência única e importante para sua vida acadêmica. “Foi algo que pode fazer diferença num futuro próximo para meu currículo e, também, não esperava esse resultado, mas sabia da potencialidade do nosso projeto e de sua importância”, comentou.
“Espero que possamos fazer melhorias e realmente desenvolvê-lo para a didática em escolas, cursos, além de me fazer aprofundar mais na química, tornando possível trabalhar na área. Durante as premiações eu fiquei ansiosa, aí quando chegou na minha categoria com meu projeto sendo anunciado, mal podia acreditar foi ótimo”, relatou Isabelle.
A unidade também ganhou premiação de reconhecimento com o trabalho “Levantamento de Dados e Análise de Antibioticoterapia com Azitromicina no Tratamento de COVID-19”, do estudante Augusto José, do 3º ano Química. O educando foi convidado previamente pela Prefeitura, para trabalhar na testagem de COVID – 19, e foi com essa oportunidade que surgiu a ideia para seu projeto.
“Várias pessoas vinham retestar e traziam a prescrição médica. Dentre elas, uma chamou minha atenção, a Azitromicina, um antibiótico para tratar infecções bacterianas. Então, fiquei me perguntando qual seria a real funcionalidade do medicamento para infecções virais e aí vi a oportunidade de desenvolver um estudo que esclarecesse o uso de Azitromicina no tratamento do vírus”, afirmou Augusto. “Me senti lisonjeado em receber esse reconhecimento especial por parte da FEBRAT e extremamente grato a FUNEC pelo apoio e incentivo”, completou o estudante.
Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - Febrat
A Febrat é um projeto realizado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais – CP – Ebap – UFMG, juntamente com o Museu Itinerante Ponto UFMG e Instituto Brasileiro de Cultura Científica – IBCC.
Além de realizar a divulgação de trabalhos criados por estudantes que fazem parte da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica, o projeto tem o intuito de integrar o conhecimento produzido por diversas instituições de ensino ao redor do país, bem como, socializar a produção do mesmo.
Trabalhos apresentados pelas unidades da Funec
• Construção de um fotômetro com materiais alternativos utilizando aplicativo celular como detector: Uma proposta de ensino didático de análises colorimétricas – Centec - 1⁰ lugar geral na categoria D (Trabalho em Desenvolvimento). Amanda Castro 1º Química, Isabelle Duarte 2° Química.
• O cemitério como espaço devocional: leituras iconográficas e iconológicas dos túmulos-capela do Cemitério do Bonfim – Oitis - 1º Lugar na categoria D (Trabalho Concluído- Apresentação Virtual). Maria Eduarda Souza 2º Ensino Médio.
• Fake news em jogo: uma discussão sobre o processo de produção e disseminação de (in)verdades científicas em redes sociais – Cruzeiro do Sul - 3º Lugar Geral na Categoria D (Trabalho Concluído – Apresentação Virtual). Isadora Prates, Sofia Marques – 2º Ensino Médio.
• Levantamento de Dados e Análise de Antibioticoterapia com Azitromicina no Tratamento de COVID-19 – Centec - Prêmio de Reconhecimento Especial – Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières. Augusto José 3º Química.
• Redução da quantidade de lixo orgânico produzido em uma Escola da Rede Municipal em Contagem, através do processo de compostagem – Centec. Giovanna A. Silva, Maria Clara – 3º Química.
• Astroquímica Descomplicada – Centec. Ítalo Samuel, Tarcísio João – 3º Química.
• Jardim vertical de plantas medicinais e aromáticas, uma abordagem sobre educação e sustentabilidade – Centec. Sara Vitória, Maria Luiza F. Magela – 3º Farmácia.
• A multirresistência de um patógeno emergente – Centec. Lizza Maria, Linda Ester – 1º Análises Clínicas.
• Plataforma conscientização de doenças crônicas – Centec. Sibele dos Santos – 3º Análises Clínicas, Izabela Rodarte – 3º Farmácia.
• Produção de creme hidratante de baixo custo para peles atópica – Centec. Maria Eduarda – 3º Química.
• Educação inclusiva: o acesso e a permanência da pessoa com deficiência (PCD) no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado da Fundação de Ensino de Contagem- FUNEC – Centec. Linda Ester, Lizza Maria – 1º Análises Clínicas.
• Impacto do Descarte dos Medicamentos no Meio Ambiente – Centec. Giovana Simão, Maria Luiza – 3º Farmácia.
• Conhecendo o Ciclo Cardiano – Cruzeiro do Sul. Evellyn L. dos Santos, Nicole Larissa – 1º Ensino Médio.
• Podcast no ensino médio: expansão do produto educacional PodFunec como recurso de ampliação do conhecimento científico para os estudantes da FUNEC – Centec. Emilly Grinberg, Anna Karolina – 3º Química.
• Uso de pulseiras de identificação em pacientes internados em Serviços de Saúde no Município de Contagem/MG – Cruzeiro do Sul. Ana Clara – 3º Ensino Médio.
• Ergonomia escolar: avaliação do nível de conhecimento e a associação do mobiliário escolar com a saúde física, mental e aprendizado de os alunos do ensino médio e da comunidade escolar – Cruzeiro do Sul. Thayane Karen, Leticia Aislla – 3º Ensino Médio.
• Daily Series – Riacho. Emilly Thayenne, Geovanna Paula, Ana Carolina, Sâmia Fernanda – 3º Informática.
• Coleta Seletiva – Economias e deseconomias locais: limites e possibilidades frente ao desenvolvimento sustentável – Oitis. Melissa de Araújo – 3º Ensino Médio.
• Desenvolvimento de Sabonetes em barra Naturais – Centec. Alícia Cataldo, Edvângela Bruna – 3º Química.
• O ensino da mineralogia a partir das tecnologias digitais e midiáticas – Centec. Raphaelly Miriã, Caio Hernane – 3º Química.
• A prática da educação ambiental nas unidades da FUNEC – Centec. Maria Selenne – 2º Farmácia.