A partir de sexta-feira (2/9), Contagem vai receber o II Trama Festival. O evento, realizado pelo Grupo Trama de Teatro, vai ocupar praças, espaços culturais e até um estacionamento com apresentações nacionais e internacionais até o dia 11 de setembro. A programação do festival conta com apresentações musicais, cortejos e oficinas.
Nesta edição, o Trama Festival vai reunir mais de 10 grupos teatrais, músicos, artistas cênicos e circenses, além da tradicional Comunidade dos Arturos, resistência quilombola em Contagem, em uma série de apresentações gratuitas. Estão programados, ainda, espetáculos da Bahia e do Chile.
O tema da temporada é “Esperançar”, já que é tempo de esperança, de acreditar que um novo tempo virá, conforme explica a coordenadora de produção do evento, Patrícia Matos. “Esperançar, assim como o verbo, indica que a arte é força motora na esperança por dias melhores, de paz, harmonia, alegria, com mais verde e menos lixo. Um mundo melhor começa mesmo é com a ação de cada um de nós”.
Segundo Patrícia, o Trama Festival abre espaços de trabalho para artistas e técnicos, além de promover encontros com o público. “Depois de um período tão duro de isolamento social, é muito bom e traz muita esperança para o coração”.
Para Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro, companhia que está na ativa desde 1998, e há onze anos sediada em Contagem, a retomada do festival em formato presencial marca um novo tempo. “A segunda edição do festival era para ter acontecido no ano passado, mas não conseguimos realizá-lo diante de tudo o que aconteceu, mas, agora, o festival está de volta e com força total. Estamos com muita expectativa, pois é um momento muito importante e muito significativo para o público, para o teatro e para a cidade de Contagem”, garante o diretor, ator e professor de teatro.
Entre os grupos selecionados para o II Trama Festival, estão CircoLar (Contagem), Teatro Negro e Atitude (BH), o ator Charles Valadares (BH), Corpo Coletivo (Juiz de Fora), Maria Cutia (BH), Companhia de Teatro (BH), Cia. de Teatro Luna Lunera (BH), Cia. Fofocas de Teatro (Barroso), Cia Baiana de Teatro Brasileiro (Salvador), Teatro da Pedra (São João Del Rei) e TeatroPAN (Chile).
O II Trama Festival conta com o patrocínio do Atacadão, Vallourec, New Holland Construction e CNH Industrial/Capital, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com os apoios da Prefeitura Municipal de Contagem, Parlare MKT, 4 Elementos Sítio Escola, Big Shopping, do Centec e da Funec.
Programação
A programação do festival traz espetáculos de curta duração, as chamadas micropeças, que serão apresentados no Microteatro La Movida, na Casa Amarela, no Centro, com apresentações de artistas como Gabriel Vinicius e Manu Macedo, ambos de Contagem; Cynthia Paulino, Guilherme Théo, Cia 5Só, Teatro 171 e Morro Encena, todos de Belo Horizonte.
Confira abaixo a programação completa.