A Prefeitura de Contagem tem se esforçado para acelerar as obras que estão em execução na cidade e reduzir ao máximo os impactos causados no trânsito durante os trabalhos, como vem ocorrendo na implantação das estações do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM na avenida João César de Oliveira, no Eldorado.
A força-tarefa tem sido feita na edificação da estação 5, que fica no centro comercial do Eldorado, no cruzamento da av. João César de Oliveira com rua Alemanha e av. Pedro Olímpio da Fonseca. A primeira etapa de montagem da estrutura metálica do módulo metropolitano está bastante adiantada. A cabine onde haverá o embarque e desembarque de usuários das linhas municipais recebe serviços de fundação para que, nos próximos dias, comece a fase de estruturação das armações.
“Concluímos as fundações do módulo metropolitano da estação 5 e estamos em fase de montagem das estruturas metálicas. Na semana que vem, começaremos a montagem das estruturas da bilheteria e da estação municipal”, explicou o coordenador das obras de mobilidade, Lúcio Sena.
Trânsito local
A equipe de engenharia está traçando o planejamento para atender ao pedido dos comerciantes daquele trecho da avenida para que o passeio não sofra diminuição e prejudique a circulação de pessoas, reivindicação acolhida pela Prefeitura. Estes detalhes serão equacionados junto à comissão de obras formada por moradores e lojistas da região.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, junto à Transcon, está trabalhando para minimizar as retenções no trânsito da av. João César durante o andamento dos trabalhos. Para isso, haverá uma alteração no sentido de deslocamento de veículos, envolvendo as ruas Felisberta Francisca de Carvalho e Alemanha, como explica Lúcio Sena, que citou também as retificações na avenida que estão sendo implementadas.
“Para diminuir a retenção no trânsito é que estamos fazendo esta pequena correção do espaço para abrir a capacidade de usar uma terceira faixa no corredor. Isso vai melhorar o fluxo dos carros. E uma outra questão é a abertura da rua Felisberta Francisca de Carvalho, que vai substituir a rua Alemanha. Esta rua vai precisar ser fechada no sentido de travessia que ela faz com a av. João César. Esta modificação vai ser necessária para darmos continuidade à obra, e, inclusive, será definitiva”, esclareceu.
Os trabalhos nas demais estações ao longo das avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira seguem conforme o cronograma estipulado. Os estudos de adequação viária na estação 4, em frente ao Hospital Municipal de Contagem, estão em fase de conclusão. Já, na estação 3, altura do bairro Cinco, em frente à empresa Maxion, as equipes aguardam a conclusão das obras de ampliação do viaduto Beatriz para intensificar as ações. O objetivo é evitar a superposição de impactos no trânsito, já que os empreendimentos ficam lado a lado.