As equipes técnicas das superintendências de Controle Ambiental e Políticas Ambientais e da Diretoria de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, vistoriaram e cadastraram, nesta quinta-feira (1º/9), no bairro Morada Nova, uma nascente pertencente a Bacia da Pampulha, por meio do Programa Hidroambiental: Contagem das Nascentes.
Segundo a técnica da superintendência de Controle Ambiental, Layla Carolina, o objetivo da ação, além do cadastro da nascente, foi incluir o proprietário do imóvel como cuidador de nascente e verificar a possibilidade do plantio de espécies arbóreas na área.
“Nossa proposta era cadastrar o proprietário como cuidador de nascente e orientá-lo sobre a importância de cuidar da água e dos benefícios para um cuidador, que terá a possibilidade de solicitar o desconto no IPTU, por possuir Área de Preservação Permanente - APP, em seu terreno”, explica.
A equipe da Diretoria de Arborização fez ainda a análise da área, para que no local seja realizado um plantio de espécies arbóreas típicas de APP. Foi encaminhado para o órgão responsável uma solicitação para a limpeza da área, considerando que o imóvel possui uma quantidade relevante de rejeitos de construção civil.
O Programa Hidroambiental Contagem das Nascentes é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que busca cadastrar todas as nascentes do município. O objetivo é garantir a segurança hídrica, a recuperação e a conservação das águas de Contagem.