Iniciou na manhã desta quinta-feira (1º/9) mais uma feira da Economia Solidária no hall da Prefeitura, no bairro Camilo Alves. São diversos produtos como sabonete artesanal, biscoitos, sequilhos, roupas femininas, bolsas, entre outros. A feira é aberta à visitação e acontece todos os primeiros dias úteis do mês, das 8h às 16h, na entrada do prédio. Neste mês, a feira acontece nos dias 1º e 2 (quinta e sexta-feiras).
A Feira da Economia Solidária é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar com o intuito de fomentar a geração de renda no município. Os empreendedores solidários também expõem em pontos fixos e feiras itinerantes, espalhadas pelas oito regionais do município.
Pela primeira vez no hall, Renato Batista, vende biscoitos caseiros como, por exemplo, casadinhos, cookies e sequilhos. O artesão, que também expõe na feira da Regional do Nacional, participa da Economia Solidária há seis meses. “Sempre faço novos tipos de biscoito para levar novidade ao público. Falo que os biscoitos são “BBB”, ou seja, bons, bonitos e baratos”, brinca o contagense.
Uma das consumidoras que visita a feira com frequência é Adriana Souza, 50. “Hoje já comprei biscoitos e duas pastas de limpeza. Sempre que a Economia Solidária está aqui eu venho e levo alguma coisa, porque é uma tentação ver tanta coisa bonita. Os produtos que são vendidos são de qualidade. Então além de ajudarmos a gerar renda aos empreendedores, também levamos bons produtos para casa”.
Foto: Adelcio Ramos/PMC
Apaixonada por feiras de artesanato, Maria de Fátima, 66, disse que valoriza o trabalho dos expositores. “Percebo que hoje tem muitos produtos diferentes daqueles do último mês. Acho interessante ter sempre novidades, pois é bom para todos terem oportunidades e também é ótimo para nós que podemos sempre comprar novos produtos. Essa feira deveria ter mais de uma vez no mês, porque gosto muito”.
Saionará Chagas, vende sabonetes artesanais com fins terapêuticos de ervas, flores e frutos e minerais. “Adoro vir aqui no hall, porque meus produtos são muito bem recebidos e as pessoas fazem bons comentários”, disse. Para quem ainda não visitou o local, a expositora deixa sua mensagem. “Venham conhecer porque é muito talento reunido no saguão. Há uma grande variedade de produtos, então podem vir porque vão gostar”.
Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Feira Itinerante
Além dos pontos fixos, que acontecem sempre na primeira quinzena, as feiras itinerantes, vão acontecer na segunda quinzena do mês em outros locais das regionais. A ação acontecerá até o mês de dezembro, e beneficiará, aproximadamente, 300 empreendimentos que fazem parte da EcoSol, distribuídos nas oito regionais da cidade.
Os locais das feiras itinerantes são sugeridos pelas regionais, de acordo com as demandas dos moradores. Para estimular os artistas da cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar está custeando as atrações das feiras que vão percorrer as regionais.
Clique aqui e confira as fotos.