A Prefeitura de Contagem está realizando diversas melhorias no Conjunto Habitacional Vila Itália, no bairro Fonte Grande, Regional Sede. O empreendimento foi construído a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SMDUH com o objetivo de garantir o direito à moradia para famílias que viviam em áreas de risco geológico e eram cadastradas no programa Bolsa Moradia.
Nesta primeira etapa, os reparos contemplam as torres de um a cinco do conjunto habitacional. Futuramente, nova licitação será feita para atender os blocos de seis a dez, que também irão receber manutenção, em data ainda a ser definida.
O engenheiro e fiscal da obra, Márcio Ademir, enumerou quais ações de melhoria estão sendo feitas no local. “Os serviços que estão sendo realizados nos imóveis e no conjunto incluem pintura das fachadas do 1º andar, das áreas comuns e da porta principal; tratamento das paredes dos apartamentos que apresentaram trincas; impermeabilização nas torres um a três, a fim de minimizar a infiltração ascendente que atinge todos os apartamentos do primeiro pavimento. E também, a troca de telhas e tanques soltos ou quebrados, entre outras intervenções”, listou.
A responsabilidade de realizar melhorias e correções no empreendimento compete à Prefeitura até que haja a transferência de propriedade aos moradores, situação que está sendo discutida junto à comunidade.
As ações que estão sendo executadas pela Subsecretaria de Obras estão beneficiando 80 famílias que vivem no conjunto e foram reassentadas pelo município em 2020, após suas casas serem condenadas pela Defesa Civil. O investimento na manutenção é de cerca de R$266 mil e a previsão de término das intervenções é para o final de setembro.