Com o objetivo de ouvir o cidadão e orientar as comunidades sobre as formas de encaminhamento de demandas à administração municipal, como sugestões, reclamações, elogios e críticas, a Prefeitura realizou, durante o mês de julho, o Projeto Ouvidoria Itinerante, que percorreu todas as regionais.
O projeto se encerrou nesta quinta-feira (28/7), no Riacho, contabilizando a participação de mais de 500 pessoas em todas as regionais. De acordo com o ouvidor-geral, Giuseppe Gazzinelli, o Projeto “Ouvidoria Itinerante”, em sua primeira experiência, alcançou resultados excelentes, com grande participação dos contagenses que entenderam a iniciativa e se fez presente na tenda da Ouvidoria Itinerante em todas as oito regiões da cidade.
“A ideia agora é tornar a “Ouvidoria Itinerante” um projeto permanente da administração municipal, com programação semestral e presença constante nos bairros. A ouvidoria participativa democratiza o acesso do cidadão aos canais de escuta, onde a voz do cidadão pode ser ouvida para sugerir, reclamar, denunciar, elogiar, enfim, manifestar e participar ativamente na condução dos destinos da nossa cidade”, afirmou.
A dona de casa, Luzia Lourenço, 53 anos, moradora do Riacho, achou o Projeto “Ouvidoria Itinerante” “uma boa oportunidade para a comunidade falar dos seus desejos de melhoria em todas as áreas, principalmente, em relação ao funcionamento dos postos de saúde”, disse.
O morador do Riacho, Wagner Souza, 47 anos, também falou o que achou. “O projeto é muito interessante. É um recurso a mais para o cidadão encaminhar suas questões e solicitar a resolução de problemas nas comunidades para a Prefeitura”, disse.
Projeto Ouvidoria Itinerante
O projeto tem o objetivo de fomentar a participação popular e estimular o exercício da cidadania. Visa levar aos cidadãos, de forma itinerante, informação e conhecimento sobre as ouvidorias, para que eles possam ser sujeitos ativos das ações públicas, que vão se refletir no aprimoramento dos serviços públicos prestados pela Prefeitura.
Desenvolvido, este ano, pela Controladoria-Geral do Município - CGM, o projeto é realizado por meio da Ouvidoria-Geral do Município e da Ouvidoria SUS de Contagem. Ele apresenta as ouvidorias como importantes instrumentos de participação popular, disponíveis para a promoção do diálogo entre a sociedade e a administração pública, proporcionando à população maior conhecimento das ferramentas disponíveis para suas manifestações junto ao governo municipal.
Canais de atendimento ao cidadão:
Além da realização do Projeto “Ouvidoria Itinerante”, o cidadão pode acessar, no site da Prefeitura, todos os dias, os canais da Ouvidoria-Geral e da Ouvidoria SUS pelo Sistema FalaBr.
Ouvidoria Geral - pelo telefone: 08000313188; WhatsApp 3391-1061, pelo e-mail ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br ou pessoalmente no endereço avenida João César de Oliveira, 6.620, bairro Beatriz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ouvidoria SUS - pelo telefone: 08002832947; WhatsApp 99257-0653; pelo e-mail ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br ou pessoalmente, no endereço avenida General David Sarnoff, 3.113, Cidade Industrial. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.