A Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos promoveu, no sábado (9/7), o Show de Talentos e Variedades que contou com a exposição de pinturas criadas por estudantes da unidade e outras apresentações culturais. O projeto foi organizado pelo professor de artes, Paulo Ricardo Ribeiro, e contou com a participação de estudantes do sexto e sétimo anos e teve como temáticas “Animações e suas produções” e “Cinema e seus gêneros”, respectivamente.
“Esse trabalho foi desenvolvido em sala de aula no ambiente normal. É um trabalho que é executado todos os anos e que visa a importância do trabalho manual em si, resgatando a pintura em tela, algo que já foi muito utilizado em tempos passados. É uma atividade de resgate de pintura em tela, trabalhado com os temas atuais, focando no cinema, nas animações, e as produções cinematográficas e seus gêneros”, disse o educador.
Ainda segundo Paulo, os educandos tiveram que realizar um trabalho que envolveu pesquisas, debates e discussões sobre os temas e gêneros abordados. Em seguida, analisaram personagens, falas, figurinos, cenários e cenas. Também ficaram responsáveis pelas escolhas dos gêneros (ação, comédia etc) e, no caso das animações, desenhos de personagens de animações atuais e antigas.
A reação dos participantes do projeto foi de “extrema alegria”, conforme afirma Paulo. “Eles ficaram tão empolgados que criaram QR Codes direcionando para uma página com informações complementares das pinturas, como detalhes do momento que foi representado, nome do filme e gênero”.
No mesmo dia, o professor de artes, Henrique Dias, também da Escola Isabel Nascimento, ministrou um minicurso de técnicas de pinturas em tela para 15 educandos de diferentes turmas, onde aprenderam sobre pesquisa e aprimoramento de técnicas de pintura em tela.
Show de Talentos e Variedades
Em função da pandemia, o Show de Talentos e Variedades foi feito como uma forma de substituir a festa junina e retomar interações com a comunidade. Também contou com apresentações, de estudantes e professores, de dança, recitações de poemas, músicas e esportes. O evento permitiu a entrada apenas para estudantes que participavam de alguma atração, com direito a dois convidados.
Para a professora de história, Juliana Diniz, o evento foi uma forma de promover a visibilidade para estudantes que praticam alguma habilidade artística, tanto dentro, quanto fora do espaço escolar e, também, mostrar que arte, cultura e educação andam sempre juntos.
“Foi um momento de trazer de volta a comunidade para dentro da escola nesse retorno pós momento grave da pandemia. Então é um momento de aos poucos irmos retornando o vínculo com a comunidade. Enfim, de fomentar, incentivar e dar visibilidade para os talentos artísticos que temos na nossa escola”, reiterou Juliana.