O Projeto Visita Guiada e o tradicional rito de Hasteamento de Bandeiras serão realizados, a partir de agora, na primeira segunda-feira de cada mês. Lançado recentemente, o Visita Guiada tem como objetivo aproximar a Secretaria Municipal de Defesa Social da comunidade e demonstrar a importância da segurança pública na proteção de direitos e na diminuição da violência.
Promovido junto ao rito, o projeto trata-se de visitas institucionais guiadas realizadas nas dependências da secretaria, nas quais os visitantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura física e o histórico da Secretaria Municipal de Defesa Social, bem como conhecer algumas atividades desenvolvidas pela Guarda Civil, Corregedoria da Guarda e pela Defesa Civil de Contagem. O projeto é voltado, prioritariamente, para adolescentes e jovens cidadãos.
Agende sua visita
A agenda de visitas já está aberta. As instituições de ensino, de assistência e de saúde interessadas em trazer seus alunos e/ou assistidos para participar da cerimônia de hasteamento e fazer a visita guiada devem fazer a inscrição/solicitação por meio de e-mail: seds.prevencaoviolencia@contagem.mg.gov.br ou ofício destinado à secretaria (rua Vereador David de Oliveira da Costa, 14, Fonte Grande).
A próxima edição da Visita Guiada acontecerá no dia 4 de julho. De acordo com a secretária de Defesa Social, Viviane França, o projeto foi desenvolvido com o intuito de repassar noções básicas de valores morais, como respeito, educação, disciplina, cidadania, além de promover ações importantes de prevenção, responsabilidade e conhecimento de direitos e deveres.
“É um projeto que pretende contribuir com a formação intelectual e o desenvolvimento de jovens cidadãos”, explicou a secretária. Para ela, é um projeto com significativa relevância para a sociedade, uma vez que os jovens estão muito expostos à situação de violência e, sobretudo, a violência letal.
“Com a Visita Guiada será apresentada a perspectiva da Defesa Social e a importância da parceria entre a comunidade e as forças de segurança para que os jovens entendam que o Estado é também promotor das políticas públicas de igualdade, justiça e solidariedade”, destacou.
Informações importantes:
Público-alvo: adolescentes e jovens cidadãos.
A visita deverá ser previamente solicitada pela instituição interessada, com antecedência mínima de 20 dias da data desejada.
As visitas poderão ser agendadas para a primeira segunda-feira de cada mês, no período da manhã, a partir das 8h.
Será permitido o número máximo de 20 (vinte) pessoas por visita.
Após a análise da solicitação, a Secretaria de Defesa Social realizará contato com o solicitante a fim de informar o resultado.
Após o deferimento, a instituição solicitante deverá enviar um e-mail e/ou oficio confirmando a visita, bem como informar o nome do (s) professor (s) e ou representante (s) responsável (s) que acompanharão as visitas.
As visitas não incluem transporte, estacionamento, material didático, cópias ou quaisquer despesas relacionadas.
A visita será sempre acompanhada pelos profissionais da Secretaria de Defesa Social, de caráter observacional. Os professores e/ou representantes responsáveis deverão acompanhar toda a visita.