Na terça-feira (21/6), foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Parque São João, a segunda etapa da ação Crescer Saudável, programa de alimentação saudável e combate à obesidade infantil realizado pelo Programa Saúde na Escola – PSE, da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde.
O “Crescer Saudável" ocorre quadrimestralmente em 53 escolas pactuadas no PSE. A primeira etapa foi a medição e pesagem de todas as crianças. A segunda etapa consiste em atividades voltadas à educação alimentar e nutrição. A terceira e última etapa é o fechamento do projeto e aplicação de políticas públicas de nutrição, combate à obesidade e distúrbios alimentares.
A segunda etapa, realizada no Cemei Parque São João, que atende 138 crianças de 1 a 3 anos, foi coordenada pela nutricionista da Prefeitura, Talita Jane Alves, em conjunto com os funcionários da escola. Foi aplicada uma dinâmica para conscientizar as crianças quanto à alimentação saudável.
Para tanto, a atividade foi dividida em três momentos. No primeiro, as crianças fizeram a degustação de alimentos como uva, limão, cenoura, beterraba, batata, melão e quiuí. Depois, todos os alimentos foram colocados em uma caixa e as crianças deveriam pegar uma fruta para tentar adivinhar qual era o nome da mesma.
O terceiro momento foi uma visita à horta, plantada pelos próprios estudantes, com degustação de hortaliças e acompanhamento da nutricionista.
“Quando a gente pensa numa atividade sensorial, nós acabamos descobrindo as deficiências na alimentação de algumas crianças, acabamos vendo como é a qualidade de alimentação geral delas, o que é importante para diagnosticar e fazer algo a respeito. Informações como essas são registradas em uma planilha, a partir daí conseguimos planejar ações diagnósticas e guiar os pais para a alimentação dos filhos”, disse Talita.
Esta segunda etapa do Programa “Crescer Saudável” será aplicada em todas as unidades pactuadas do PSE para então chegar-se à conclusão do projeto e a definição de ações e políticas públicas de combate direto à obesidade infantil, distúrbios alimentares e estímulo à alimentação saudável.