Na manhã desta terça-feira (3/5), a prefeita Marília Campos e equipe de gestores visitaram a Unidade Básica de Saúde - UBS Vila Diniz e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest. Recentemente a Unidade Básica de Saúde - UBS Vila Diniz, no Distrito Sanitário Industrial, passou por uma revitalização, que contou com revisão no telhado e piso, pintura, além de revisão elétrica e instalação de torneiras.
Diante disso, a prefeita afirmou que as melhorias realizadas, contribuem tanto para os usuários, quanto para os profissionais. “Fizemos uma revitalização importante na unidade, o telhado foi consertado, os banheiros, uma nova pintura e uma nova sala de reunião. Isso melhora as condições para o atendimento à população e também para os servidores que aqui trabalham”, destacou.
Durante a vistoria, a chefe do Executivo conversou com a população e com os profissionais, e conferiu o resultado final da revitalização. A gerente da UBS Vila Diniz, Nazaré Santos, contou que a unidade conta com uma equipe completa com capacidade para atender a comunidade com cerca de 5 mil pessoas.
Por fim, a prefeita celebrou as mudanças e o atendimento realizado pela UBS. "Depois de tanta reclamação, passamos por aqui e nos deparamos com uma unidade de saúde com a equipe completa. Isso é muito importante para sabermos que a população está sendo bem assistida”.
Também estiveram presentes a diretora do Distrito Industrial, Eliana Cardoso, o advogado da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Jorge Sander, e a superintendente de Atenção à Saúde, Renata Felicíssimo.
Cerest
Os gestores também visitaram o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, que realiza monitoramento e acompanhamento dos agravos relacionados ao trabalho, além de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
Em Contagem, o Cerest é uma unidade de saúde do SUS Contagem, que atende os trabalhadores do município, abrangendo a microrregião: Ibirité e Sarzedo. Segundo a diretora do Cerest, Fátima Brant, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador faz atendimento dos agravos de doenças e mutilações que são advindas do trabalho.
Dessa maneira, o serviço é voltado para os trabalhadores portadores de doenças relacionadas ao trabalho, empregados no mercado urbano, rural, formal ou informal, domésticos, desempregados, aposentados e servidores públicos e privados.
De acordo com a diretora, o Cerest está descentralizando o atendimento para as Unidades de Saúde - UBSs e Unidades de Pronto Atendimento - UPAs. “Hoje estamos com o matriciamento, que é a descentralização do atendimento no Cerest, para que a Atenção Básica tenha esse olhar para a questão do trabalho. O trabalhador chega na unidade e o atendimento médico questiona qual a profissão do usuário, porque talvez a queixa dele tenha a ver com a atividade exercida por ele”.
O encaminhamento para atendimento é feito por meio da UBS referência, do sindicato ou demais instituições públicas.
Destacando a importância do Cerest, Marília Campos deixou um recado para a população: “o centro de referência foca na questão da relação causal, que se articula com as Unidades Básicas de Saúde, não apenas para o tratamento, mas também para a prevenção. Então, parabéns a todos por esse trabalho!”.
Serviço
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest
Contato: 3351-6130 | 3351-6152
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Pedro Olímpio da Fonseca, 545 | Santa Cruz
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720298579288/with/52043933677/